Correio do Minho

Braga, sábado

- +
IPCA estreita laços com 25 anos de alumni
Museu Pio XII com novo site para atrair visitas

IPCA estreita laços com 25 anos de alumni

“Braga é capital nacional da mobilidade jovem em Portugal”

IPCA estreita laços com 25 anos de alumni

Cávado

2019-10-13 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

I Encontro ALUMNI do IPCA foi momento de reencontro e de projecção de iniciativas que apostam na capacitação de antigos alunos.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) juntou ontem cerca de três centenas e meia de antigos estudantes no I Encontro Alumni que marca o início de um conjunto de eventos que aposta no reforço da capacitação de quem escolheu a instituição para a sua formação.
A adesão surpreendeu e obrigou mesmo a limitar as inscrições por falta de capacidade, já que o objectivo foi realizar o I Encontro Alumni no campus, explicou a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, justificando que há antigos alunos que não conhecer o campus.
A iniciativa é também uma forma de envolver os ‘alumni’ nos 25 anos do IPCA.
Na sua intervenção, a presidente recordou os primeiros anos e o primeiro espaço do IPCA em Arcozelo onde funcionou durante 12 anos. “Fomos lá muito felizes e estão lá as bases deste projecto” lembrou Maria José Fernandes que destacou mentores importantes como o antigo dirigente João Carvalho.
O olhar para o passado serve para perceber a evolução até ao presente e para projectar o futuro. “Temos um conhecimento da região pela afirmação que fizemos ao longo dos anos” realçou.
Maria José Fernandes assume que “é importante não perder o contacto com os antigos estudantes e mostrar-lhes o que temos para oferecer, até porque a formação não acaba com a licenciatura e é cada vez mais formação ao longo da vida”.
O IPCA, que já formou mais de seis mil pessoas, tem sabido manter estes laços como comprova a frequência de mestrados na instituição. Dos 350 inscritos no 2.º ciclo, este ano lectivo, mais de metade são ex-alunos, confirma a presidente que garante que a rede Alumni “é um projecto para ficar”.
O IPCA arrancou há 25 anos com dois cursos, um deles Contabilidade Empresarial. Quatro das primeiras alunas participaram no I Encontro Alumni.
“Para Daniela Morais, que garante que se voltasse atrás voltaria a escolher o IPCA para a sua formação, “é interessante e acaba por ser um reencontro”.
Outra colega, Liliana Cunha, já voltou ao IPCA e destaca a repercussão que o instituto teve em comparação com outros politécnico que atribui à grande ligação entre o mundo laboral, a prática e a componente teórica.
Olhando para os tempos das aulas no rés-do-chão de um prédio, Carla Silva admite que nunca pensou que o IPCA iria crescer tanto, recordando o ambiente familiar.
Ercília Ferreira também já regressou ao IPCA para reforçar competências.
O presidente do Conselho Geral, Pedro Fraga, sublinha o papel dos “alumni” que “serão sempre os embaixadores do IPCA” e destaca como marca a forte ligação ao mundo empresarial, um “trabalho fantástico” que prossegue, desde os primeiros anos da instituição.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.