Braga, terça-feira

Investigadores querem perceber as fotografias dos políticos e desenvolver medicamentos contra fungos
Encontro com emigrantes serviu para divulgar potencialidades do concelho

Torcatense vence Maria da Fonte no arranque do Campeonato de Portugal

2018-03-17 às 16h15

No próximo dia 22 as protagonistas da 25ª edição do PubhD UMinho serão duas investigadoras em Ciências da Comunicação e em Biologia. É mais um encontro informal a ter lugar no bar Barhaus, e onde os presentes podem conhecer um pouco mais da ciência que se faz.

Alene Lins é aluna de Doutoramento em Ciências da Comunicação no CECS Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da UMinho. O seu objecto de estudo é o fotojornalismo em poses espontâneas que geram reacções negativas ou que rebaixam propositadamente a imagem do retratado. Alene pretende comprovar a existência de uma actuação pouco ética em certos processos editoriais das redacções, na escolha de fotos que nem sempre expressam a verdade.

Joana Pereira é aluna de Doutoramento em Biologia Molecular e Ambiental no CBMA Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da UMinho. Esta bióloga está a estudar os fungos (um grupo de microrganismos) que podem causar algumas doenças, em especial quando o sistema imunitário do paciente se encontra enfraquecido. O seu principal objetivo é desenvolver uma alternativa segura e eficaz aos antifúngicos que existem atualmente no mercado.

O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu no Reino Unido (2014) e se realiza agora em 25 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL - Science Through Our Lives, desde janeiro de 2016, em Braga e Guimarães e por ele já passaram 55 investigados em outros tantos tópicos diferentes.