Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Investigadora da UMinho entre finalistas de prémio da Nature
Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Investigadora da UMinho entre finalistas de prémio da Nature

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Investigadora da UMinho entre finalistas de prémio da Nature

Braga

2019-08-01 às 21h05

Redacção Redacção

Luisa Pinto, da Escola de Medicina da Universidade do Minho e do ICVS é a única portuguesa nos finalistas ao Nature Research Awards for Driving Global Impact, que distingue investigadores em início de carreira pelo trabalho, desenvolvido e potencial, com impacto na comunidade.

Citação

Entre os dez finalistas ao prémio da Nature que distingue jovens cientistas com impacto positivo na comunidade, através da sua investigação, encontramos Luísa Pinto. A investigadora da Universidade do Minho é a única mulher e a única portuguesa neste restrito lote que pretende distinguir a carreira de jovens investigadores com impacto criado e potencial, sendo que além do currículo, os candidatos submetem um projeto a desenvolver. No caso de Luísa Pinto, a depressão é um dos tópicos que tem trabalhado, sendo que com esta proposta pretende construir uma base para criar novos antidepressivos.
 
Luísa Pinto estuda a relação entre os astrócitos gerados de novo no cérebro adulto – células do sistema nervoso central que têm a função de sustentar e nutrir os neurónios, bem como regular os neurotransmissores – e a patofisiologia da depressão, procurando encontrar novos rumos para a pesquisa clínica e terapias mais eficazes.
 
No projeto apresentado, a investigadora pretende atacar a doença, através de uma visão integrada e inovadora acerca do papel dos astrócitos gerados de novo no hipocampo e da sua função num cérebro deprimido. A partir daqui, tendo o potencial para encontrar um novo conjunto de alvos terapêuticos, o objetivo é desenvolver novas intervenções terapêuticas, como novos antidepressivos.
 
A depressão afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que mais de 30% dos pacientes não tem respostas positivas às terapias existentes atualmente.
 
O anúncio do vencedor e segundo classificado está agendado para novembro deste ano.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho