Correio do Minho

Braga, quarta-feira

II Campeonato Interescolas de Cálculo Mental do Concelho de Braga
Arcos de Valdevez: Inovadora solução para valorizar o Mercado Municipal

II Campeonato Interescolas de Cálculo Mental do Concelho de Braga

SC Braga campeão distrital de sub-16

Ensino

2018-06-22 às 01h25

Redacção

Auditório da Escola do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga encheu para assistir ao II Campeonato de Cálculo Mental: O Sucesso da Matemática em Ação.

Decorreu no passado, dia 19 de Junho de 2018, às 20h30, no auditório Adelina Caravana do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian o II Campeonato Interescolas de Cálculo Mental do Concelho de Braga destinado a alunos do 4.º ano de escolaridade. Estiveram representados alunos de seis Agrupamentos de Escolas do Concelho de Braga: AE de Real, AE de Maximinos,
AE Sá de Miranda, AE André Soares, AE D. Maria II e AE Mosteiro e Cávado.

O desempenho escolar na Matemática é uma preocupação crescente junto da comunidade educativa, nomeadamente com o elevado insucesso escolar e o correspondente abandono escolar precoce. Sabe-se que a literatura educacional aponta a promoção do sucesso na Matemática e a utilização corrente das TIC na sala de aula como dois grandes desafios que a educação enfrenta na atualidade.

Para respondera este desafio, construiu-se a Plataforma Hypatiamat com muitas aplicações hipermédia centradas nos conteúdos de Matemática dos 1º ao 9º anos, aplicadas já em muitas escolas do país e com bons resultados. Mais recentemente a equipa Hypatiamat encontra-se focada na criação e disponibilização de recursos para o 1.o Ciclo do Ensino Básico.

A realização deste II Campeonato, uma iniciativa Hypatiamat e patrocinada pela Câmara Municipal de Braga, DST, entre outras empresas, encheu o auditório Adelina Caravana e contou a presença de várias individualidades.

O projeto Hypatiamat é um projeto que tem como um dos seus objetivos capitalizar o gosto natural que os alunos têm por ambientes tecnológicos para contribuir para a promoção do sucesso escolar e da qualidade das aprendizagens. O cálculo mental é uma das suas componentes que tem tido mais visibilidade e com resultados bastante animadores.

Este II Campeonato de Cálculo Mental foi um sucesso e um dia muito bom para a matemática. Foi o culminar de todo um trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula pelos alunos, pelos professores, pelas direções dos agrupamentos de escolas e pela equipa Hypatiamat ao longo do ano letivo 2017/2018.

O projeto Hypatiamat deverá continuar, para isso, o desafio lançado pelo professor Ricardo Pinto da equipa Hypatiamat a todos os diretores dos agrupamentos para que apoiem, acarinhem e disponibilizem recursos tecnológicos e humanos para o desenvolvimento do mesmo em toda a sua plenitude.

Os 8 Vencedores foram - Vasco Teixeira (AE SM); 2º João Batista (AE SM); 3º Guilherme Correia (AE MC); 4º Rodrigo Oliveira (AE Real); 5º João Marques (AE Real); 6º Miguel Duarte (AE Real); 7º Francisco Peixoto (AE Real); 8º Santiago Soares (AE Real).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.