Correio do Minho

Braga, terça-feira

Guimarães: Inaugurado o Largo Dr. Joaquim Bragança em Abação
Requalificação da Pousada da Juventude já arrancou

Guimarães: Inaugurado o Largo Dr. Joaquim Bragança em Abação

Câmara processa consórcio construtor do Estádio Municipal de Braga

Vale do Ave

2018-05-16 às 01h10

Redacção

A inauguração teve lugar no passado sábado, dia 12, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

No passado sábado, dia 12, em Abação, foi inaugurado o Largo Dr. Joaquim Bragança, figura ilustre da freguesia. A cerimónia, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães Domingos Bragança, do Presidente da União de Freguesias de Abação e Gémeos, e do Padre José Manuel Teixeira, juntou vários convidados e gente de Abação. O Largo Dr. Joaquim Bragança tem uma zona ajardinada de 200 metros quadrados, mesas, e uma pintura em azulejos de 150x180cm, com a imagem de Nossa Senhora da Ternura, da autoria de Leandro Vale, natural de Abação.

Após a bênção do largo, pelo Padre José Manuel Teixeira, Domingos Bragança agradeceu a todos os presentes o facto de se associarem à cerimónia e elogiou a beleza e simplicidade do espaço, que vem homenagear uma das figuras importantes da freguesia, o Padre Dr. Joaquim Bragança. O Presidente da Câmara deu relevo à pintura de Leandro Vale, pela sua qualidade artística e grande simbolismo, destacando o facto de apontamentos como este serem, muitas vezes, a pedra de toque que embeleza um local.

Joaquim de Oliveira Bragança nasceu da Freguesia de Abação em 6 de Outubro de 1925. Foi ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1949. Fez o seu doutoramento em Paris, no Instituto Superior de Liturgia, terminando-o em 1962. Em 1968, começou a lecionar na Faculdade de Teologia de Lisboa, tendo sido diretor da Revista 'Didaskalia'. Um homem exemplar, um académico notável que marcou indelevelmente a área da investigação litúrgica, um homem simples que amava Guimarães, a sua terra, que fica mais pobre com o seu passamento no dia 24 de Maio de 2014.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.