Braga, sábado

Guimarães: Encontro faz-se com Cientistas no Bar
Nos últimos cinco anos Famalicão investiu mais de 10 milhões de euros nas escolas do 1.º ciclo

Guimarães: Encontro faz-se com Cientistas no Bar

Município de Barcelos está ainda a analisar descentralização de competências em 2019

2018-06-19 às 20h15

A 28ª sessão do PubhD UMinho decorrerá no dia 21 de Junho em Guimarães. Com o objectivo de aproximar a Ciência da sociedade, duas investigadoras vão falar sobre o seu trabalho em laboratório - materiais que combatem infecções microbianas e anomalias na percepção das cores.

Ana Margarida Gomes é aluna de doutoramento no Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho e pretende desenvolver materiais para biomedicina (a usar em próteses, compressas, linhas de sutura ...) que apresentem actividade antimicrobiana. Esta característica permitirá a estes produtos combater por si infecções microbianas e evitar o uso dos fármacos clássicos e dos problemas a eles associados.

Andreia Gomes é aluna de Mestrado em Optometria Avançada da UMinho e está a estudar o efeito de perturbações visuais na percepção das cores. Para isso utiliza imagens que simulam a a visão com diversas anomalias cromáticas e identifica as 'mais naturais' para pessoas sem dificuldades de visão. O objectivo do estudo é comprovar a possibilidade de recuperar informação, mesmo quando obtida a partir de imagens alteradas por perturbações visuais.

O PubhD (pub=bar e PhD=doutoramento) é um movimento de divulgação da ciência que surgiu no Reino Unido (2014) e se realiza agora em 25 cidades europeias. O PubhD UMinho é organizado pelo STOL - Science Through Our Lives, desde Janeiro de 2016, em Braga e Guimarães e por ele já passaram 60 investigadores em outros tantos tópicos diferentes.