Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Guimarães 2012 é palco de produção sonora única
Edifício da Junta de Frossos pronto para servir a População

Guimarães 2012 é palco de produção sonora única

Vila Verde: Liberdade continua a ser desvirtuada

Vale do Ave

2012-05-08 às 15h00

Redacção

“Outra Voz”, grupo vocal composto por centenas de cidadãos da cidade berço, trabalhou directamente com colectivo de artistas SOOPA.

Este sábado, 12 de Maio, às 22h00, Guimarães 2012 é palco de uma produção sonora única, que tem como protagonista o “Outra Voz” - grupo vocal composto por cerca de duas centenas de cidadãos da cidade berço. O grupo trabalhou directamente com o colectivo de artistas SOOPA, sob a orientação de Filipe Silva e Jonathan Saldanha, e apresenta agora a performance “Sonores”. Trata-se de uma peça para coro, que visa explorar a relação entre som e espaço, tendo em conta as características específicas do local onde terá lugar: a estamparia da antiga fábrica ASA, em Guimarães.
 
Num hangar desactivado, os artistas são convidados a explorar os efeitos vocais, trazendo ao de cima a verdadeira tradição e essência do canto. “Sonores” representa a importância da massa sonora, a simbiose de várias vozes e, sobretudo, os ecos e ressonâncias que o local onde é apresentada possibilita. Assim sendo, todos aqueles que se deslocarem à ASA, terão a oportunidade de assistir a uma composição musical ímpar, que combina som e espaço.
 
Uma peça em que o improviso faz parte
O improviso é outras das características mais marcantes da actuação, uma vez que não existe pauta nem alinhamento pré-definido. A performance é construída segundo a segundo, desafiando o timbre, o volume e a extensão vocal dos elementos que integram o grupo. O espectáculo inclui, ainda, elementos de percussão e electrónica, tendo sempre em atenção o aproveitamento acústico e físico do espaço. Idealizada desde o primeiro minuto a pensar no local de apresentação, a actuação promete envolver o público presente através da mancha sonora criada.
 
Esta iniciativa assume-se como mais um momento marcante na programação da Capital Europeia da Cultura. Para os SOOPA, projecto que se define como uma plataforma musical e artística de cariz internacional, o trabalho desenvolvido com o “Outra Voz” é sinónimo de uma experiência contemporânea singular.
 
Neste sentido, convidamos o vosso órgão de comunicação social para acompanhar a performance “Sonores”, que decorre este sábado, dia 12 de Maio, às 22h00, na estamparia da antiga fábrica ASA.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.