Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Governo distingue Cecília Leão com Medalha de Mérito Científico
Simulacro apela ao civismo na estrada

Governo distingue Cecília Leão com Medalha de Mérito Científico

Câmara contrai empréstimo para obras na Secundária de Maximinos

Governo distingue Cecília Leão com Medalha de Mérito Científico

Ensino

2019-07-11 às 07h00

Redacção Redacção

Professora catedrática da Universidade do Minho, recebeu esta segunda-feira a Medalha de Mérito Científico, em Lisboa, numa cerimónia em que participou o primeiro-ministro.

Cecília Leão, professora catedrática da Escola de Medicina da Universidade do Minho, recebeu, segunda-feira, a Medalha de Mérito Científico, entregue na presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A distinção decorreu na abertura do encontro ‘Ciência 2019’, no Centro de Congressos de Lisboa.
Em comunicado, a Universidade do Minho refere que esta distinção trata-se de uma iniciativa instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que distingue individualidades nacionais pelas suas “elevadas qualidades profissionais e pelo excepcional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal”. Na cerimónia foram homenageadas 11 personalidades (nove investigadores e dois autarcas).
Cecília Leão é doutorada em Biologia/Microbiologia pela UMinho, tendo formado várias gerações de cientistas e médicos em Portugal. Ingressou na UMinho em 1976, sendo professora catedrática desde 1994 no Departamento de Biologia da Escola de Ciências e, a partir de 2002, na Escola de Ciências da Saúde, actual Escola de Medicina. Foi presidente da Escola de Ciências e da Escola de Medicina da UMinho, directora do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) e ainda vice-reitora (1998-2002). É membro da Academia das Ciências de Lisboa, preside à Comissão de Ética para a Investigação em Ciências da Vida e da Saúde do Conselho de Ética da UMinho e é, também, detentora da Cátedra Alumni Medicina – Professor Pinto Machado, que apoia a inovação nas Humanidades em Medicina.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.