Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Galaicofolia anima Castro de S. Lourenço em Esposende
Arcos de Valdevez: Quatro detidos por tráfico de droga em festival de música

Galaicofolia anima Castro de S. Lourenço em Esposende

Guimarães em ritmo de festival clássico durante seis dias

Galaicofolia anima Castro de S. Lourenço em Esposende

Cávado

2019-07-20 às 06h00

Redacção Redacção

Decorre este fim de semana no Castro de S. Lourenço, Vila Chã, mais uma edição da “Galaicofolia”, evento cultural, de lazer e entretenimento, organizado pelo Município de Esposende com o intuito de promover e divulgar o património concelhio, aliando a forte componente turística do evento, estrategicamente importante para o desenvolvimento económico do território.

Encenações, música e dança, gastronomia, queimada galaica e recriações que nos transportam ao passado, recordando o modus vivendi do povo. Património e natureza em perfeita harmonia, num evento cultural, de lazer e entretenimento, que vai animar o Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, até ao próximo domingo, dia 21 de julho.

“A Galaicofolia é um evento de referência e relevante, enquanto eixo de sustentação do plano de desenvolvimento territorial e estratégico no desenvolvimento turístico de Esposende. Temos consciência da importância que a Galaicofolia representa para o turismo local, contribuindo, ainda, para a preservação da memória e identidade, ao apresentar aos turistas a essência e os significados do património local”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende. Para Benjamim Pereira “é importante atender às dinâmicas que podem ser estabelecidas entre o turismo, o património cultural, a história, o planeamento e a preservação. Essa forma global de atendermos à especificidade de cada evento permite a construção de uma sociedade harmoniosa”.

Em toda a zona envolvente ao povoado estão expostos animais domésticos e aves de rapina, um mercado, áreas com desafios de destreza e, para os mais pequenos, a diversão está no espaço Caturo, descobrindo a História local, através da dramatização de contos e lendas. Para concluir a visita, o espaço reservado à gastronomia, com iguarias da época, pão acabado de confecionar e queimada galaica.
O programa apresenta uma atividade constante, com muita música e danças galaicas, peças de teatro, workshops temáticos de ofícios (ferreiro, carpinteiro, tecelão e oleiro), demonstração de aves de rapina, teatro, fantoches ou combates de gladiadores, entre muitas outras atrações.

A organização disponibiliza transportes gratuitos, a partir da cidade de Esposende (na paragem junto ao Mercado Municipal) até ao local do evento e, nas imediações, estarão disponíveis parques de estacionamento, também eles gratuitos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.