Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
‘Galaicofolia - 2000 anos de festa’ regressa ao Castro de S. Lourenço
Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

‘Galaicofolia - 2000 anos de festa’ regressa ao Castro de S. Lourenço

Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

‘Galaicofolia - 2000 anos de festa’ regressa ao Castro de S. Lourenço

Cávado

2018-07-16 às 07h00

Redacção Redacção

No próximo fim-de-semana, o Castro de S. Lourenço, em Esposende, volta a ser palco de mais uma edição de Galaicofolia - 2000 anos de festa’, evento que divulga o património e a história.

Citação

A ‘Galaicofolia — 2000 anos de festa’ está de regresso ao Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende, entre 20 e 22 de Julho.
Promovido pelo Município de Esposende, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã, este evento cultural que divulga o património arqueológico alia lazer e entretenimento, tendo como cenário o castro da Idade do Ferro sobranceiro à cidade de Esposende.
As portas do recinto abrem às 18 horas de sexta-feira, dia 20.

Em comunicado, o município explica que “a reorganização do espaço conferirá um novo figurino ao evento, mantendo as áreas temáticas que projectaram a Galaicofolia como uma das recriações histórico-culturais de referência”.
“Galaicofolia é sinónimo de música, dança e recriações histórias que contribuem para divulgar a importância arqueológica do Castro de S. Lourenço”, explcia a mesma fonte.
Na zona envolvente ao Centro Interpretativo, no miolo das casas do castro, pode apreciar alguns momentos da vida dos povos de há 2000 anos, numa verdadeira aula de História, ao vivo.
Nas imediações do povoado, pode, ainda, visitar-se o acampamento romano, a quintinha dos animais, onde animais domésticos e aves de rapina mostram alguns dos exemplares que existiam na época, entrar no mer- cado e regatear os produtos com os mercadores, participar nos desafios de destreza, força e coragem do Desafio Galaico, ou deixar que os mais pequenos se divirtam no espaço Caturo, descobrindo a História local.
A visita pode terminar no espaço alimentar, desfrutando de algumas das muitas iguarias que temos para oferecer, degustando uma queimada galaica, ou assistindo e participando numa recriação histórica, das muitas que preenchem o programa.

A Galaicofolia é uma festa constante, tal como há 2000 anos. Os Saltimbancos Lusitanos contribuirão para que essa animação perpasse o recinto, assim como a patrulha dos Legionários que anunciará os actos solenes. Música e dança galaicas, peças de teatro, workshops temáticos de ofícios (ferreiro, carpinteiro, tecelão e oleiro), demonstração de voo de aves de rapina, teatro, fantoches ou combates de gladiadores, entre muitas outras atracções.
A organização disponibiliza transportes gratuitos, a partir da cidade de Esposende (na paragem junto ao Mercado Municipal) até ao evento e, nas imediações, estarão disponíveis par- ques de estacionamento, também eles gratuitos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho