Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Freguesia prejudicada por poste de electricidade
Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Freguesia prejudicada por poste de electricidade

Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Freguesia prejudicada por poste de electricidade

Casos do Dia

2010-03-17 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

A abertura de uma nova avenida de acesso à Escola EB1 da Estrada e ao Centro Paroquial de Ferreiros está dependente da remoção de um poste de alta tensão. A EDP prometeu remover o poste há oito anos. Farto de esperar, o proprietário da urbanização promete cortar o acesso à escola e ao centro paroquial.

Citação

Um poste de alta tensão está a impedir a abertura ao trânsito automóvel de uma nova avenida da urbanização Europa Ar-Lindo.
O poste encontra-se no meio da via, o que impede a utilização da mesma pelos automobilistas.
“Isto está a impedir a abertura ao trânsito automóvel de um dos principais acessos da freguesia à Escola EB1 da Estrada e ao Centro Paroquial de Ferreiros”, disse no local, o presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros.

João Costa garante que tem recebido nos serviços da junta, “várias queixas de moradores que querem usar esta via. Estamos a ser prejudicados pela presença do poste neste local.”
O pedido de remoção do poste, feito junto da EDP, data do ano 2002.

Na resposta datada de 12 de Agosto de 2002, a empresa pública de electricidade revela que “na sequência de vários contactos com (..,) o administrador único dessa empresa (...) vai a EDP Distribuição - Energia SA, proceder, por imperiosas razões de segurança, à substituição do apoio nº 49 da linha a 60 kV Riba D’Ave - S. Martinho de Dume por outro a implantar, igualmente, no terreno propriedade dessa empresa.”

O mesmo documento revela, ainda, que “se no futuro o poste ou os condutores da referida linha impedirem a execução de qualquer construção, desde que aprovada pela Câmara Municipal de Braga, efectuaremos a necessária modificação daquele traçado.”
Uma promessa que, diz o dono da urbanização, Arlindo Correia, está por cumprir.
É que além da abertura da avenida, a presença do poste impede a construção de mais prédios na zona.

Acessos podem ser cortados

Farto de esperar pela solução do problema, o empresário bracarense promete tomar atitudes mais drásticas.
“Se não resolverem isto, corto o acesso à escola e ao centro de dia. Os dois equipamentos estão em terrenos que são meus, e ainda não tive qualquer contrapartida. Estou a ser muito prejudicado por isto”, disse Arlindo Correia.

Uma posição que, a ser concretizada, merece todo o apoio da Junta de Freguesia de Ferreiros. “A junta vai criar um movimento, que envolva todas as instituições (escolas, associações, etc.) para resolver o assunto.
O empresário garante, no entanto, que está disponível para ceder uma parte do seu terreno para instalar os postes de alta tensão. “Eu já disse que cedia um terreno, ali mais abaixo, para porem lá os postes. Eu só quero é que me resolvam este problema.”

O ‘Correio do Minho’ tentou, via telefone, contactar o Departamento de Infraestruturas do Norte, da EDP Distribuição Energia SA, mas não foi possível estabelecer contacto com os responsáveis.
Uma fonte da EDP revelou que Vieira de Sousa, que em 2002 ocupava as funções de Director Adjunto do Departamento de Infraestruturas, “ocupa, agora, outras funções tendo passado o dossier ao actual director.”

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho