Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Força da criação nacional e internacional atinge Guimarães
Enchente no fim-de-semana de arranque da primeira grande romaria povoense

Força da criação nacional e internacional atinge Guimarães

Cortejo histórico é um dos pontos altos

Força da criação nacional e internacional atinge Guimarães

Vale do Ave

2018-12-14 às 21h21

Redacção Redacção

9ª edição do GUIdance realiza-se de 7 a 17 de fevereiro em Guimarães com 11 espetáculos, 8 estreias, masterclasses, encontros nas escolas, oficinas, conferências e debates

Citação

De 7 a 17 de fevereiro, Guimarães será atingida pela mais imparável das forças: a criação. Num tempo em que o espaço se invade, simbólica e explicitamente, de permanentes manifestações corporais, o GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea – propõe, à sua 9ª edição, um exercício transformador e vigoroso: a suprema energia do primeiro olhar sobre a criação. Assim, por cima de todo um jogo de tensões, acionado pela imperiosa necessidade de construir futuros, revelam-se riscos fundamentais de propor caminhos não esgotados. É aqui que o esplendor de uma cidade de criação se afirma, no desafio de construir um programa inesperado e quase pleno de estreias. Victor Hugo Pontes é o coreógrafo em destaque nesta edição do festival, abrindo o evento com “Drama”, em estreia absoluta, e apresentando a remontagem de “Fuga Sem Fim”, peça estreada neste mesmo palco corria o ano de 2011. São várias as peças que o público verá pela primeira vez no GUIdance 2019: dos 11 espetáculos do programa, 6 são estreias absolutas e coproduções d’ A Oficina.
 
A marca de origem portuguesa terá presença em peso com nomes como Jonas & Lander, Miguel Moreira (Útero), Sara Anjo, Maurícia | Neves, Ainhoa Vidal, Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristovão. Juntam-se a este elenco de artistas nacionais os Mão Morta, banda desafiada a desenvolver um projeto inédito, juntamente com a coreógrafa Inês Jacques, a ser apresentado em estreia absoluta. O festival promove ainda duas estreias em Portugal de companhias estrangeiras, convidando o incontornável Michael Clark que, com “to a simple, rock ‘n’ roll… song.”, encerrará esta edição. Uma semana antes, a promissora companhia Wang Ramirez apresenta “EVERYNESS”. Os espetáculos desta edição repartem-se por vários espaços da cidade – Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães e Fábrica ASA – e os ingressos já se encontram à venda.
 
A 7 de fevereiro, o “Drama” chega ao Centro Cultural Vila Flor (CCVF) para se estrear pela mão de Victor Hugo Pontes, que prolonga, nesta nova criação, o trabalho laboratorial de procura de uma nova linguagem artística, situada algures entre a palavra e o movimento. Depois de “Se Alguma Vez Precisares da Minha Vida, Vem e Toma-a”, a partir de “A Gaivota” de Anton Tchekóv (estreia absoluta no GUIdance de 2016), desta feita o ponto de partida é a peça seminal de Luigi Pirandello “Seis Personagens à Procura de Um Autor”. Esta nova coreografia do criador vimaranense chega às 21h30 ao palco do Grande Auditório do CCVF.
 
O segundo dia do festival resulta de um desafio lançado pelo GUIdance à banda Mão Morta e à coreógrafa Inês Jacques para, em conjunto, desenvolverem um projeto inédito. Desta forma, um grupo de seis músicos e um grupo seis de bailarinos juntam-se para apresentar uma desconstrução do espetáculo de música e de dança. É assim “No Fim Era o Frio”. A banda – neste caso os Mão Morta, matéria mítica do rock português – cria o cenário onde deambulam os corpos, em movimentos imaginados por Inês Jacques. Com música original de Miguel Pedro e António Rafael e narrativa de Adolfo Luxúria Canibal, “No Fim Era o Frio” terá a sua aparição a 8 de fevereiro às 21h30 na Black Box da Fábrica ASA.
 
No primeiro sábado desta edição, dia 9, a dança tem 3 vidas, com passagens pelo Pequeno Auditório do CCVF (11h00 e 15h00), Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (18h30) e Grande Auditório do CCVF (21h30). O dia começa a sorrir para os mais novos com “Um Ponto que Dança”, espetáculo-oficina de Sara Anjo, a partir do livro com o mesmo nome que a artista escreveu, com ilustrações de Martina Manyà, que se desenvolve em duas partes: uma leitura encenada da obra e um conjunto de exercícios centrados na ideia de um ponto que dança para crianças e famílias. A dança avança depois para o CIAJG com a estreia absoluta de “anesthetize”. Há uma associação pouco óbvia entre as ideias de anestesia e movimento, mas é a partir dessa aparente contradição que a prolífica criadora Maurícia | Neves (coreógrafa e performer, mas também autora de instalações e música) fez nascer “anesthetize”, peça para três corpos femininos com a qual faz a sua estreia no GUIdance. Os últimos passos deste dia serão dados no palco maior do CCVF pela companhia Wang Ramirez. Autores de uma linguagem que cruza hip-hop, ballet e movimentos de artes marciais, a dupla Honji Wang e Sébastien Ramirez tem construído, desde 2010, um sólido percurso que os tem levado a alguns dos principais centros de dança mundiais. A companhia Wang Ramirez estreia-se em Portugal com “EVERYNESS”, peça que traz para o palco o tema das relações humanas, seja a amizade ou o amor romântico.
 
A segunda ronda de espetáculos abre, tal como a primeira, com uma peça de Victor Hugo Pontes. Estreado em novembro de 2011, no CCVF, “Fuga Sem Fim” regressará no próximo dia 13 de fevereiro ao ponto de partida, numa remontagem encomendada pelo GUIdance 2019. Construído a partir de uma ideia de João Paulo Serafim – realizador do vídeo que acompanha a peça –, neste espetáculo Victor Hugo Pontes propõe uma reflexão sobre a ideia de fuga e o ato criativo.
 
Às 21h30 do dia 14 de fevereiro, outros filhos a Guimarães retornam para mais uma estreia absoluta, desta vez protagonizada pela Útero. O espetáculo “Fraternidade I + II”, da autoria de Miguel Moreira, é um díptico dividido por um intervalo. Como se fossem duas peças gémeas, ou o lado A e B de um disco. “Fraternidade I + II” é a Útero de Miguel Moreira a perguntar o que quer realmente dizer masculino e feminino, a partir do elo mais forte que liga os seres humanos: a fraternidade. Uma peça repleta disso mesmo, com cocriação e interpretação partilhada por Cláudia Serpa Soares, Francisco Camacho, Luís Guerra, Maria Fonseca, Miguel Moreira, Romeu Runa, Sara Garcia e Shadowmen.
 
No dia seguinte, à mesma hora, Jonas&Lander (Jonas Lopes e Lander Patrick) viajam até à Black Box da Fábrica ASA para revelar o seu “Lento e Largo”, um trabalho fabricado no Centro de Criação de Candoso, local onde decidiram aventurar-se no passado mês de novembro para uma residência artística. O interesse da dupla pela robótica enquanto elemento performativo vem de trás, mas nunca deixa de causar estranheza. Em “Lento e Largo”, os robôs que dançam são um dos elementos que contribuem para o que chamam de poética da alucinação. Inspirados pelo surrealismo, reclamam a ficção como espaço que desafia a racionalidade.
 
No dia de encerramento do GUIdance 2019, o festival volta a fazer uma dança a três passos, percorrendo três dos palcos pisados nesta edição. Às 11h00 e às 15h00, é tempo de navegar pelo “Oceano” criado por Ainhoa Vidal no Pequeno Auditório do CCVF. A poesia que se pode imaginar a partir dos animais e plantas que se encontram fundo do mar é a matéria a partir do qual se constrói “Oceano”, espetáculo para fazer sonhar crianças dos 6 meses aos 2 anos. Ao final da tarde, pelas 18h30, a peça “Dos Suicidados – O Vício de Humilhar a Imortalidade” de Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristovão estreia-se na Black Box do CIAJG. O trabalho desta dupla é singular pela metodologia de trabalho assente num diálogo entre a experimentação, o pensamento e o discurso crítico. Depois de José Régio e Almada Negreiros, prosseguem a sua investigação sobre escritores portugueses, partindo agora da obra de Raul Leal.
 
O festival fecha o programa de espetáculos em grande forma com a Michael Clark Company a apresentar “to a simple, rock ‘n’ roll… song.” pela primeira vez em Portugal. O grande iconoclasta da dança britânica, Michael Clark, estreia-se desta forma em solo nacional com uma peça em três atos que presta homenagem a três das suas fontes de inspiração musical (Erik Satie, Patti Smith e David Bowie), explorando as principais marcas da linguagem artística deste criador: o esbatimento das fronteiras entre o bailado clássico e a dança contemporânea, a moda, a música e as artes visuais. Um momento singular para testemunhar a partir das 21h30 no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.
 
As essenciais atividades paralelas juntam-se ao cartaz principal ao longo de toda esta edição do GUIdance, agregando público, artistas, escolas e pensadores. Destas fazem parte as masterclasses (8 e 15 fevereiro) – experiência única de trabalho criativo que permite a bailarinos/as e alunos/as de dança de nível avançado um contacto privilegiado com alguns dos mais conceituados criadores internacionais da dança contemporânea, nesta edição orientadas pelas companhias Wang Ramirez e Michael Clark –, conferências nas escolas com Cláudia Galhós (7 e 13 fevereiro) – uma espécie de aula-conferência sobre a história da dança contemporânea, com a jornalista e crítica de dança, na qual se misturam olhares e processos da criação artística ao longo dos tempos – e debates (9 e 16 fevereiro) moderados pela mesma, oficinas para famílias orientadas por Ángela Diaz Quintela (10 e 17 fevereiro) – com inspiração no movimento, olhando para a arte como território de experiência e de liberdade, um diálogo entre o corpo, o museu, a memória e a imaginação – e ainda encontros que levarão Adolfo Luxúria Canibal e Victor Hugo Pontes às escolas do concelho de Guimarães, os quais assumirão o papel de Embaixadores da Dança (5 e 11 fevereiro), partilhando o seu percurso, a sua experiência de vida e as suas visões artísticas em contexto de sala de aula.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho