Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Festas do Concelho de Paredes de Coura começam com ‘O Mundo a dançar’
Bombeiros Sapadores em luta por valorização da carreira

Festas do Concelho de Paredes de Coura começam com ‘O Mundo a dançar’

Jogadores do SC Braga/AAUM visitam as crianças internadas na pediatria

Alto Minho

2018-07-30 às 06h00

Redacção

A partir de hoje e até 12 de Agosto, Paredes de Coura vive as Festas do Concelho. Para além do folclore, não vão faltar as actuações de Cuca Roseta, Bruno Nogueira e Manuela Azevedo.

‘O Mundo a Dançar’ - Festival Internacional de Folclore com grupos da Bielorrússia, Buriacia, Colômbia e Espanha, a noite de fados com Cuca Roseta, a desconstrução do pimba com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, mas também a ‘Festa do Emigrante’ e as celebrações em torno do Dia do Concelho são alguns dos pontos altos das tradicionais Festas do Concelho de Paredes de Coura.
‘O Mundo a Dançar’ – Festival Internacional de Folclore reúne este ano grupos da Bielorrússia, Buriacia, Colômbia e Espanha. Abre hoje, o programa das Festas do Concelho de Paredes de Coura, que se prolonga até 12 de Agosto. O Folk Dance and Music Group Belaya Rus, de Minsk, o Agricultural Acadamy Dance and Song Ensemble ‘Razdolie’, de Ulan-Ude, a Compañia Artistica Danzar, de Cali e a Asociación de Coros y Danzas ‘Francisco de Goya’, de Madrid, são os grupos que vão desfilar hoje pelo Largo Visconde de Mozelo.

Com um cartaz apelativo que se estende por duas semanas, as Festas do Concelho de Paredes de Coura continuam no dia 8 de Agosto com a Festa do Emigrante a voltar a encher de alegria e afectos o Museu Regional de Paredes de Coura, com petiscos tradicionais e muita música. Um reencontro animado pelo grupo musical Irmãos & Amigos, que dão as boas vindas a estes filhos da terra.
No dia seguinte, 10 de Agosto, é o Dia do Concelho. Dia em que os courenses também evocam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV.
A noite convida a um salto até ao escadório da Igreja do Espírito Santo para ouvir Cuca Roseta.

Nestas duas semanas recheadas de iniciativas que se prolongam até 12 de Agosto e que trazem a Paredes de Coura muita música, zés pereiras, grupos de bombos, ranchos folclóricos, bandas de música, cortejo etnográfico e a procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, há ainda a registar o desfile de moda ‘Arte e Tendências’, os arraiais nocturnos com os Kalhambeke, Hugo Band e o Grupo IRA, mas também o Festival de Folclore. Este festival tem data marcada para o dia 9 de Agosto e vão subir ao palco o Rancho Folclórico Camponês de Bico (Paredes de Coura), Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Longras (Felgueiras), Rancho Típico e Folclórico de Vilela (Arcos de Valdevez), Rancho Folclórico e Etnográfico S. João de Rio Frio (Arcos de Valdevez) e Rancho Alegria Portuguesa de Gironde (França), que prometem oferecem por estes dias um colorido ímpar e sempre acolhedor.
As Festas do Concelho de Paredes de Coura encerram, entretanto, no dia 12 de Agosto com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, com o comediante e a vocalista dos Clã a oferecerem-nos o espetáculo ‘Deixem o Pimba em Paz’. ‘Na Minha Cama Com Ela’, original de Mónica Sintra, ‘Na Garagem da Vizinha’, de Quim Barreiros, ou até a ‘Comunhão de Bens’, de Ágata, ilustram esta forma de desconstruir algumas das canções mais emblemáticas dos arraiais populares.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.