Correio do Minho

Braga,

Festa de Nossa Sr.ª da Agonia é a “melhor romaria do país”
Parceria requalificou Centro Pastoral de Anjos

Festa de Nossa Sr.ª da Agonia é a “melhor romaria do país”

Incubadora de base rural ajuda a cultivar a agricultura do séc. XXI

Alto Minho

2018-08-18 às 06h00

Miguel Viana

Festejos decorrem até à próxima segunda-feira, dia em que se realiza a tradicional Procissão ao Mar. Presidente da Câmara recebeu as Mordomas e destacou os 50 anos do Desfile da Mordomia.

“Temos a melhor romaria do país, a maior romaria do país ”, As palavras foram proferidas pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, na cerimónia de recepção às Mordomas da Festa de Nossa Senhora da Agonia.

A edição deste ano, destacou o autarca, tem um sabor especial, já que assinala os 50 anos do desfile da Mordomia.

“Há 50 anos ainda era, digamos, o ensaio. Cinquenta anos depois é, sem dúvida, um número muito importante das nossas festas”, disse José Maria Costa.

O autarca vianense encara também os festejos como “um momento de afirmação daquilo que é o nosso concelho, daquilo que é a nossa romaria, e acima de tudo, aquilo que é a força da juventude do nosso concelho.” José Maria Costa fez notar, a esse propósito, a existência de muitas jovens mordomas. “Hoje temos uma prova de confiança no futuro. Com esta manifestação de juventude, de mais de 600 mordomas, que participam neste desfile, temos a certeza que a romaria da Agonia é uma festa do nosso tempo e que vai durar para muitos outros tempos”, afirmou o autarca vianense.

José Maria Costa lembrou ainda todos aqueles que colaboraram na realização das festas, desde a comissão de festas, às juntas de freguesia e associações, passando pelo povo vianense. “Aquilo que nos distingue é que os vianenses fazem parte da festa. Quando recebemos muitas delegações estrangeiras, o que nos perguntam como é possível organizar tudo isto. Porque os vianenses fazem parte da festa”, adiantou José Maria Costa.
O presidente da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Agonia, António Cruz, agradeceu também a todos aqueles que estiveram envolvidos na organização dos festejos.

Dirigindo-se às mordomas, o presidente da Comissão de Festas fez notar que “é a força de vontade de desfilar, aliada á bonita chieira das nossas mulheres, que nos permite, todos os anos, apresentar em Viana do Castelo, e para o mundo, a historia bonita do trajar”, afirmou António Cruz.

O Cortejo Histórico - Etnográfico é o ponto alto dos festejos para hoje. O cortejo tem início marcado para as 16 horas.
Durante a manhã é realizado o Circuito do Feirão, a partir das 09.30 horas, seguido da Revista de Gigantones e Cabeçudos, a partir das 12.30 horas.
À noite, a partir das 21 horas, realiza-se o desfile de todos os grupos de bombos e cabeçudos.
Segue-se, a partir das 22 horas, a iniciativa Praças da Música - Música Popular Tradicional (no anfiteatro do Jardim da?Marginal e na Praça da Liberdade.
A Procissão Solene da Senhora da Agonia está marcada para amanhã às 16.30 horas, sendo que a Procissão ao Mar, decorre na segunda feira, a partir das 14.30 horas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.