Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Festa da História atrai visitantes e dinamiza a economia local
Revisão do PDM e parque industrial em Regadas são a aposta do município

Festa da História atrai visitantes e dinamiza a economia local

Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Festa da História atrai visitantes e dinamiza a economia local

Cávado

2019-08-31 às 08h30

Miguel Viana Miguel Viana

Evento decorre até amanhã à noite, no centro da cidade de Esposende. Recriação da recepção ao Rei D. Afonso V é uma das principais atracções do programa de hoje. Feira conta com a presença de 85 expositores.

Citação

Começou ontem, no Centro de Esposende, Festa da História. Até ao próximo domingo, cerca de 85 expositores dão a conhecer um pouco da história do concelho aos milhares de visitantes. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Esposende e da Associação Comercial e Industrial de Esposende.
O certame, que começou por ser uma feira medieval (assumiu a designação de Festa da História em 2016), registou, este ano, algumas alterações.
“Nós vamos sempre fazendo alguns retoques no sentido de irmos ao encontro das pessoas e dos expositores que cá estão”, disse Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende.
Entre os melhoramentos está a ampliação da feira para novos recintos. “Há mais espaços, há duas áreas de alimentação. Tentamos potenciar as oportunidades de negócio, deslocando mais alguns expositores para as zonas onde há mais pessoas. O?Largo Rodrigues Sampaio, por exemplo, ganhou uma nova dimensão pela ocupação que tem”, indicou Benjamim Pereira.
A iniciativa fica também marcada por uma forte presença das associações do concelho, que aproveitam a feira para “realizarem algum dinheiro”, esclareceu Benjamim Pereira.
O sucesso da iniciativa levou a um acréscimo da procura, por parte dos expositores, o que levou a organização a “limitar o número de participantes”, devido ao espaço disponível.
Ao nível do programação, está em destaque a promoção dos Caminhos de Santiago. “Este Caminho da Costa é um produto turístico permanente. São milhares e milhares de pessoas a passar aqui anualmente. No concreto, serão feitas animações próximas de uma feira medieval, com um conjunto de momentos bastante agradáveis”, frisou o autarca esposendense.
O mercado medieval abre ao público ao meio-dia, havendo a destacar, durante a tarde de hoje, a realização do Cortejo de Recepção a El Rey D. Afonso V ‘O Africano’, a partir das 17 horas.
A partir das 18 horas ouvem-se os pregões dos comerciantes e as gaitas de foles.
Os jovens monges guerreiros treinam as armas a partir das 19 horas. A noite fica marcada pelo espectáculo cómico ‘A Fuga’, ao qual se segue (pelas 22 horas) a Procissão Nocturna em Honra dos Pescadores e Peregrinos e suas Famílias.
Amanhã, a apresentação dos espectáculos ‘Os Druídas’ e ‘Tudo por uma Donzela’são dois dos pontos altos, bem como o espectáculo ‘Amorus Bobus’ e ‘Os Aguadeiros’.
Um desfile com todos os grupos participantes encerra a festa, a partir das 23 horas de amanhã.
Durante o fim-de- semana é possível assistir, também, a espectáculos de falcoaria e à demonstração de vários oficios.
Todas as actividades e espectáculos têm entrada gratuita.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho