Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Feira tradicional Maria da Fonte reaviva história e tradições locais
‘Estendal dos direitos’ patente no edifício da ação social do Município

Feira tradicional Maria da Fonte reaviva história e tradições locais

Greve dos juízes registou níveis de adesão superiores a 90 por cento

Cávado

2018-09-17 às 10h22

Redacção

Terceira edição da Feira Tradicional Maria da Fonte convida para uma desfolhada e muita animação num evento de partilha de tradições ancestrais e da história do concelho da Póvoa de Lanhoso.

O centro da Vila da Póvoa de Lanhoso regressa ao passado, nos próximos dias 22 e 23 de Setembro, para receber a III Feira Tradicional Maria da Fonte, iniciativa que se enquadra na programação do Dia do Concelho que se assinala a 25 de Setembro.
Uma homenagem à Maria da Fonte (dia 23 às 18.30 horas) e uma desfolhada comunitária (agendada para a noite do dia 22) são dois dos momentos principais da feira.

A desfolhada, para além do encontro entre gerações e da tradição da apanha do milho, vai ainda promover os cantares tradicionais, o vinho verde regional, sardinha frita com broa e fruta da época.
As recriações do casamento da Maria da Fonte e das lavadeiras do Minho assim como alguns apontamentos de teatro também prometem marcar a edição deste ano da Feira Tradicional.
Ao longo dos dois dias, para além da feira, haverá ainda animação de rua diversificada e contínua, a par de jogos tradicionais, cantares ao desafio e bombos.
Não vão faltar as típicas tabernas para saborear a gastronomia e as iguarias típicas da região e a doçaria conventual.

A feira tradicional Maria da Fonte é um evento histórico-cultural que pretende promover a Póvoa de Lanhoso e exaltar o nome da mulher que tanto orgulha e dignifica os/as povoenses a nível nacional, refere o Município em comunicado.
“Recriar a época da Maria da Fonte é recriar as tradições das suas gentes, usos, costumes, artes e ofícios num momento de partilha e de comunhão com a história e com as raízes locais” sublinha a mesma fonte.
A Feira Tradicional Maria da Fonte, que tem entrada livre, é um projecto sociocultural, que tem na sua génese as tradições e práticas seculares das gentes da Póvoa de Lanhoso. O evento “apela à participação e união de todos os agentes locais e à comunidade em geral, com o intuito de promover a etnografia local, fomentar a comunicação intergeracional, potenciar o turismo e comércio locais, num momento de unidade e fomento ao sentimento de pertença à Terra da Maria da Fonte”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.