Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Famalicenses desafiados a limpar concelho
Manuel Tibo: “A nossa terra tem futuro se trabalharmos, se formos criativos e inteligentes”

Famalicenses desafiados a limpar concelho

SC Braga deu brilho à festa da Taça em Leça

Famalicenses desafiados a limpar concelho

Vale do Ave

2019-09-13 às 14h31

Redacção Redacção

World Cleanup Day é assinalado no próximo dia 21 de Setembro e a Câmara Municipal de Famalicão, em parceria com as Comissões Sociais inter-freguesias, vai desafiar os famalicenses a limpar ruas, parques, estradas e praças do concelho.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai associar--se ao World Cleanup Day, assinalado um pouco por todo o mundo no próximo dia 21 de Setembro. Com o apoio da autarquia, as Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF) vão desafiar os famalicenses a participarem numa acção de limpeza das ruas, parques, estradas e praças do concelho.
‘Limpar, restaurar e preservar o nosso território’ é o mote da iniciativa ‘CSIF’s mais limpas’ que decorrerá, em simultâneo, nas dez CSIF’s de Vila Nova de Famalicão, envolvendo a comunidade civil, associações e entidades públicas e privadas.

Para participar basta comparecer nos pontos de encontro já definidos: em Arnoso Santa Maria, no Loteamento do Altinho; em Avidos, na Rua da Lage; nas Juntas de Freguesia de Bairro, Carreira, Delães e Ruivães; no Cardal, em Bente; em Brufe, na Rua Manuel M. Maia; em Calendário, junto ao Bairro da Cal; em Gavião, junto ao Bairro de S. Vicente; em Esmeriz, no Moinho de S. Marçal; em Gondifelos, na Rua do Senhor de Penices; em Vale São Martinho, na DACOP (Área da Comunidade Segura); em Pedome, na Pista de Atletismo da Subestação REN; em Pousada de Saramagos, junto à Riopele e em Vilarinho das Cambas, na Rua do Comércio.
Inspirar e motivar as comunidades a limpar, restaurar e conservar o meio ambiente, sensibilizando as populações e fomentando mudanças que ajudem a diminuir a deposição de resíduos em locais inapropriados é um dos principais objectivos desta iniciativa de caráter ambiental.

A iniciativa surge no âmbito do programa Famalicão Comunitário, que se apresenta como um projecto de governança colectiva, dinamizado e gerado na comunidade civil através das comissões sociais.
Refira-se que o movimento World Cleanup Day nasceu há 10 anos na Estónia, quando 4% da população saiu à rua para limpar resíduos despejados ilegalmente, em todo o país. A iniciativa inspirou a imaginação das pessoas em todo o mundo e actualmente este dia já se replica em mais de uma centena de países, com o envolvimento de milhões de voluntários.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.