Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Famalicão promove nova sessão sobre incentivos à reabilitação urbana
Magusto animou população

Famalicão promove nova sessão sobre incentivos à reabilitação urbana

Centro de tempos livres da Associação Famílias contribui para a inserção social

Vale do Ave

2018-08-24 às 16h00

Redacção

‘Incentivos à Reabilitação Urbana’ é o tema da sessão de esclarecimento que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai promover no dia 13 de Setembro, pelas 16 horas, no auditório do Centro Paroquial de Oliveira São Mateus.

Depois da enorme afluência à sessão de informação e esclarecimento dedicada aos ‘Incentivos à Reabilitação Urbana’ que esgotou em Maio, na Casa das Artes, a Câmara de Vila Nova de Famalicão vai promover a 13 de Setembro, no auditório do Centro Paroquial de Oliveira São Mateus, pelas 16 horas, uma nova sessão para dar a conhecer os diversos instrumentos de apoio à reabilitação urbana.

A entrada é livre, sujeita a inscrição e à lotação da sala.

A sessão destina-se essencialmente aos proprietários de edifícios a reabilitar; aos promotores e investidores; às imobiliárias; técnicos da construção civil e condomínios.

“Considerando a pertinência actual da problemática da Reabilitação Urbana no contexto das políticas de ordenamento do território e de promoção do desenvolvimento e competitividade urbanos, quer ao nível municipal, mas particularmente, no quadro nacional, a autarquia famalicense elegeu como prioridade de acção neste domínio promover uma reflexão estratégica global para a reabilitação urbana. Nesse sentido, foram considerados diversos mecanismos referentes à política de cidades e de Reabilitação Urbana, a nível nacional e comunitário, bem como diversos instrumentos municipais de política de ordenamento do território e de desenvolvimento urbano”, refere a autarquia famalicense.

A câmara recorda que actualmente, para os edifícios localizados em Áreas de Reabilitação Urbana há um conjunto de incentivos de apoio a quem reabilitar edifícios, nomeadamente de natureza fiscal (ex.: isenção de IMI e IMT, redução de IVA, etc.), de natureza administrativa (ex.: isenção de taxa de apreciação e de emissão de título, redução de taxa de vistoria, etc.) e de natureza financeira (ex.. IFRRU 2020, Casa eficiente 2020).
O acesso a estes incentivos mobiliza um conjunto de agentes (entidades, técnicos e promotores) que contribuem para a estruturação do processo de reabilitação.

A sessão de informação e esclarecimento pretende juntar esse conjunto de agentes e proporcionar a apresentação dos incentivos à reabilitação urbana, abrir o debate à troca de conhecimento e prestar todos os esclarecimentos sobre esta matéria.

No cenário actual, onde também o investimento privado ganha responsabilidades, pretende-se informar e dar a conhecer o enquadramento dos benefícios disponíveis, os quais podem ser, desde já, consultados no portal electrónico do município.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.