Investigadores da UMinho ajudam a prevenir o envelhecimento cerebral
2018-04-22 às 06h00
''Portas Abertas' deu ontem a conhecer projecto educativo do Externato Paulo VI. Estabelecimento de ensino aposta na Teoria das Inteligências Múltiplas.
No arranque do próximo ano lectivo, o Externato Paulo VI contará com um novo espaço para a prática desportiva e actividades recreativas e pedagógicas de ar livre. A comunidade educativa usufrui já do ringue da delegação de Braga da Fundação Inatel, o qual irá agora ser melhorado com relvado sintético e outras estruturas de apoio. As obras estarão concluídas em Setembro.
A revelação foi feita ontem ao Correio do Minho pelo director pedagógico do Externato Paulo VI,?Nélson Moreira, à margem da iniciativa 'Portas Abertas', uma jornada de convívio entre famílias, alunos, professores e funcionários, animada por performances de dança, teatro, música, dinâmicas pedagógicas e exposições de projectos desenviolvidos neste ano lectivo.
A vontade de apresentar o vigor educativo, diferenciador, inovador e criativo desta comunidade escolar motivou também este primeiro Portas Abertas, considerou o director pedagógico do estabelecimento de ensino fundado em 1970 pela Congregação das Religiosas Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus.
Os 480 alunos do Externato beneficiam, desde há quatro anos, de práticas pedagógicas baseadas na Teoria das Inteligências Múltiplas, cujos resultados foram evidenciados na jornada de ontem. A aprendizagem corporativa é um dos métodos de aprendizagem seguidos no Externato Paulo VI, estabelecimento de ensino privado de inspiração cristã com oferta formativa desde o jardim de infância ao 3º ciclo do ensino básico.
Matemática na Horta é apenas uma das dinâmicas pedagógicas seguidas no Externato Paulo VI para potenciar as inteligências múltiplas dos alunos, por via do estímulo sensorial, emocional e cognitivo, objecivo que pode ser atingido, por exemplo, com a confecção de pizas na apreensão do conceito de fracções. As sessões daily routines, com envolvimento dos alunos como mini teachers, apuram, por outro lado, a conversação em língua inglesa desde idades muito precoces.
No próximo ano lectivo, adiantou-nos o director pedagógico, será iniciado no jardim de infância e nas turmas do 1º ciclo do ensino básico um novo projecto de utilização das novas tecnologias de informação em contexto de sala de aula.
Num dia em que a Associação de Pais dos Alunos do Externato Paulo VI se envolveu também na organização de Portas Abertas, nomeadamente através do serviço de almoço a todos os participantes, foi apresentado o livro Ip&Op no hip-hop e a lavagem das mãos, revelados os trabalhos sobre o tema Oceanos, elaborados pelos alunos do 1.º ano de escolaridade em contexto familiar, ou proporcionadas experiências de escalada urbana.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Deixa o teu comentário