Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Eurodeputado espera conseguir acordo para mecanismo de protecção civil
Vila Praia de Âncora assinala centenário

Eurodeputado espera conseguir acordo para mecanismo de protecção civil

Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Eurodeputado espera conseguir acordo para mecanismo de protecção civil

Nacional

2018-12-12 às 06h00

Redacção Redacção

União Europeia reúne hoje instituições para decidir modelo de financiamento e criação do ‘RescUE’. José Manuel Fernandes, negociador do Parlamento Europeu, recusa financiamento exclusivo através de reafectação de verbas que prejudicará políticas europeias de crescimento.

Citação

O financiamento do novo Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia (MPCU) vai obrigar a uma negociação de conciliação entre representantes das instituições europeias, Parlamento Europeu, Conselho e Comissão Europeia.
No Trílogo que se realiza já hoje, o Eurodeputado José Manuel Fernandes espera conseguir um acordo que viabilize o financiamento da nova força de protecção civil europeia com a inclusão de recursos extraordinários, e não exclusivamente através da reafectação de verbas que estão destinadas a outras prioridades e políticas europeias.

“Trata-se de uma nova tarefa e um serviço que representa uma mais valia, com ganhos objectivos em termos de eficiência de meios e equipamentos, custos de funcionamento e capacidade de resposta a situações de emergência e catástrofe. Por isso, justifica-se que haja também novos recursos orçamentais para garantir o novo mecanismo”, defende José Manuel Fernandes, que integra a equipa de negociação pelo Parlamento Europeu.
Coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos, José Manuel Fernandes recusa a pretensão do Conselho em suportar a criação de um novo serviço de protecção civil – onde se destaca o ‘RescEU’ – através de uma nova alteração orçamental, que se limite a utilizar verbas já destinadas a políticas consideradas de grande importância para o futuro da Europa.
A criação do sistema ‘RescEU’ vem permitir que a UE passe a ficar dotada de uma reserva de meios próprios de protecção civil para fazer face a catástrofes em qualquer Estado-Membro, como foi o caso dos devastadores incêndios florestais do ano passado em Portugal.

A nova ‘força’ de protecção civil inclui aviões de combate a incêndios e bombas de água especiais, entre outros equipamentos. A distribuição geográfica das novas capacidades será efectivada de forma equilibrada e tendo em conta a avaliação de peritos, de modo a aumentar a sua eficácia.
A decisão sobre o seu destacamento e qualquer decisão em caso de pedidos contraditórios será tomada pela Comissão - e não pelos Estados-Membros, como acontece actualmente para as situações de recursos disponibilizados voluntariamente pelos Estados-Membros.

O mecanismo prevê ainda ajudas aos Estados-Membros para reforçarem as respetivas capacidades nacionais, financiando a adaptação, a reparação, o transporte e os custos operacionais dos recursos, para fazer face a desastres naturais da UE. Estima-se um custo de 205 milhões de euros até 2020 para reforçar os meios de resposta.
Num processo de negociação em que vários Estados-Membros desvalorizaram o interesse numa força comum de proteção civil, o Parlamento Europeu conseguiu já o reforço de uma linha de financiamento inscrita no orçamento da UE para 2019 e pretende garantir já a inclusão de novos recursos para 2020.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho