Correio do Minho

Braga,

- +
Estimular alunos para conhecimento científico e tecnológico
Garantidas duas salas de jardim de infância

Estimular alunos para conhecimento científico e tecnológico

‘Cabeceiras Urban Race’ recebe mais de 300 BTTistas

Estimular alunos para conhecimento científico e tecnológico

Cávado

2019-06-15 às 20h35

Redacção Redacção

Participaram nas actividades os alunos das diversas Unidades Orgânicas, que integram as diferentes valências do Projeto, num total de 265 alunos.

Em Esposende, o Projeto Rumo ao Sucesso, incluído no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado, está a completar o seu primeiro ano de vigência. Na área dos Clubes de Motivação e Ativação de Competências foi promovido um conjunto diversificado de atividades, nomeadamente através da realização de visitas de estudo, que pretenderam acima de tudo desenvolver nos alunos literacias múltiplas, essenciais para a aquisição das competências previstas no Perfil dos Alunos ao longo da escolaridade obrigatória.

Dos itinerários das visitas fizeram parte Museus/Instituições de renome que constituem verdadeiros símbolos da cultura e do conhecimento científico/tecnológico como a Galeria da Biodiversidade, o Museu dos Descobrimentos, o Jardim Botânico, o Museu dos Transportes e Comunicações, o Pavilhão da Água e o Planetário.

Participaram nas atividades os alunos das diversas Unidades Orgânicas, que integram as diferentes valências do Projeto, num total de 265 alunos.
Pretendeu-se, através destas experiências, motivá-los para as aprendizagens curriculares, promover a inter-relação entre os alunos que frequentam os diferentes clubes/oficinas e os técnicos, e proporcionar-lhes momentos de aprendizagem não formal e de enriquecimento pessoal, tendo constituído mais um momento importante de valorização e formação dos alunos.

Da auscultação aos alunos sobre esta experiência resulta uma avaliação muito satisfatória e enriquecedora, pela articulação com os conteúdos e aprendizagens curriculares, sobretudo ao nível da literacia científica, permitindo relacionar conhecimentos técnicos, científicos e socioculturais.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente o referente a Erradicar a Pobreza, Educação de Qualidade, Trabalho digno e crescimento económico, Reduzir as desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.