Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Esposende: esclarecimento sobre estacionamento nas zonas balneares
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Esposende: esclarecimento sobre estacionamento nas zonas balneares

Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Esposende: esclarecimento sobre estacionamento nas zonas balneares

Cávado

2019-07-23 às 15h05

Redacção Redacção

Para uma melhor mobilidade a Câmara Municipal de Esposende tem implementado um plano de desenvolvimento estratégico para o concelho.

Citação

A Câmara Municipal de Esposende tem implementado um plano de desenvolvimento estratégico para o concelho, no qual a vertente da mobilidade suave assume papel preponderante, atendendo à vocação turística do concelho. Decorrente dessa estratégica, a construção das ecovias, ao longo de toda a costa e nas margens dos rios Cávado e Neiva foram vistas como uma excelente oportunidade para desenvolver essa estratégia de mobilidade.
Esta estratégia apresenta resultados muito positivos, suportados no aumento da procura destas vias, quer para a prática desportiva, quer pela fruição da população local e de muitos visitantes.
Estamos conscientes que as dificuldades de estacionamento são um problema transversal a todas as zonas do país, principalmente nas zonas balneares, nesta altura do ano.

Numa atitude inédita no país, o Município de Esposende desencadeou medidas estruturais, iniciadas no ano passado e replicadas este ano, tendentes à organização do estacionamento e que passaram pela disponibilização de cinco (5) zonas de estacionamento, na zona de Ofir e Apúlia, correspondendo a centenas de lugares de estacionamento.

Esta campanha de sensibilização compreendeu a colocação de outdoors nas principais zonas balneares, a distribuição de desdobráveis junto dos automobilistas e a divulgação na comunicação social, em ação concertada com as autoridades locais, nomeadamente a Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão. Estas medidas foram complementadas com a alteração da postura de trânsito para o período balnear e reforço da sinalização vertical e horizontal.

Inserida nessa estratégia de regularização do estacionamento, o Município de Esposende reuniu, em devido tempo, com os responsáveis pelo Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana e do posto territorial de Esposende. Nessa reunião, o Município de Esposende deu conta da situação às autoridades e solicitou mais fiscalização, quer sob a forma de levantamento de autos de contraordenação, quer mesmo com o recurso a bloqueio e reboque dos veículos em infração.

Na ocasião, fomos alertados pelas autoridades para os problemas decorrentes da falta de recursos humanos, principalmente na época de verão, atendendo, também, às muitas solicitações.
Assim, perante a reiterada falta de civismo, traduzida no estacionamento abusivo, o Município de Esposende vê-se obrigado a avançar para uma solução técnica que consistirá na colocação de pilaretes, intervenção com encargos avultados para o município, estando já em curso os procedimentos administrativos para a aquisição e aplicação desse material.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho