Correio do Minho

Braga, terça-feira

Esposende com duas praias abertas a animais de companhia
Famalicão: Núcleo de Teatro Amador de Vermoim estreia peça de Almeida Garrett

Esposende com duas praias abertas a animais de companhia

Berço estreia-se na Pró-Nacional com vitória sobre o Santa Maria

Cávado

2018-07-18 às 06h00

José Paulo Silva

Areais da Ramalha Sul e Suave Mar podem, a partir de ontem, acolher animais de companhia. É uma das medidas do Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal.

As praias da Ramalha Sul e Suave Mar, no concelho de Esposende, estão desde ontem acessíveis a animais de companhia, concretizando-se assim uma das medidas do Plano Estratégico Municipal para o Bem Estar Animal.
A Câmara Municipal de Esposende e a Capitania do Porto de Viana do Castelo seleccionaram aquelas duas praias pelo facto de as mesmas estarem fora de zonas concessionadas, onde a legislação não permite a presença de animais.

A praia da Ramalha Sul, localiza-se a sul da vila de Apúlia, e a de Suave Mar Norte Redonda, na freguesia das Marinhas, a norte do núcleo urbano de Esposende, realçando o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, que houve a preocupação de escolher zonas balneares perto de áreas vigiadas, de forma a que os donos dos animais possam usufruir dos serviços e equipamentos que as concessões oferecem sem deixar os animais abandonados.
Os espaços destinados a animais de companhia estão devidamente sinalizados com a mensagem ‘Vamos à praia?’ e conselhos sobre as regras que devem ser cumpridas pelos proprietários dos animais. Nada que vá para além dos cuidados exigidos à presença de animais de companhia noutros espaços públicos, esclareceu ontem a vereadora do Ambiente, Alexandra Roeger.
As duas praias para cães funcionarão durante todo o ano, disponibilizando o Município de Esposende material de limpeza e depósitos para dejectos.

A Polícia Marítima irá fiscalizar o cumprimento das normas legais, nomeadamente o uso obrigatório de trela e/ou açaime nos cães, bem como o seu registo e plano de vacinação.
As duas praias para animais beneficiarão de acções de desinfecção periódicas, revelou a vereadora do Ambiente, pretendendo-se criar um clima de total confiança entre os utilizadores daqueles areais.
“Os dois espaços visam permitir que os proprietários de animais possam usufruir da praia com mais qualidade, valorizando a relação com os animais”, considerou Alexandra Roeger.

O Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal definido pela Câmara Municipal de Esposende contempla campanhas de adopção e projectos de intervenção social em que os animais assumem papel de destaque junto de grupos de risco como idosos, pessoas com deficiência e crianças com necessidades educativas especiais.
O Plano beneficia ainda de um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Fão, corporação responsável pelo socorro a animais feridos ou abandonados na via pública, e de uma parceria com a Ordem dos Médicos Veterinários, que vai permitir que as famílias de estratos sociais desfavorecidos beneficiem de um cheque veterinário.
A vereadora Alexandra Roeger referiu que a Câmara Municipal de Esposende está especialmente empenhado no desenvolvimento de programas terapêutica com utilização de animais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.