Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Esplanadas com horário alargado à sexta, sábado e véspera de feriado
Guimarães: Uma volta ao mundo do jazz em 10 dias

Esplanadas com horário alargado à sexta, sábado e véspera de feriado

Triciclo traz três meses de música a Barcelos

Braga

2018-07-12 às 08h00

Redacção

Esplanadas autorizadas a funcionar até às 2 horas da manhã à sexta, sábado e na véspera de feriados. Medida vigora até ao fim de Outubro e exclui estabelecimentos em edifícios de habitação.

Até 31 de Outubro, horário de funcionamento das esplanadas foi alargado até às 2 horas da manhã às sextas, sábados e vésperas de feriado, excepto em estabelecimentos situados em edifícios de habitação.
Esta autorização excepcional de alargamento do referido horário decorre de um pedido apresentado pela Associação Comercial de Braga (ACB) que pretende, desta forma, “adequar os horários de funcionamento das esplanadas às novas necessidades e, hábitos de vida dos cidadãos e ao crescente aumento da procura turística que se verifica em Braga” e ainda “simplificar e uniformizar os horários de funcionamento das esplanadas com o dos estabelecimentos; e diminuir o número de situações de incumprimento e de insatisfação dos consumidores”.
No edital 239 de 2018 publicado pela Câmara de Braga, o vice-presidente da autarquia, Firmino Marques, destaca “o papel preponderante que os estabelecimentos comerciais (muito pelo funcionamento das suas esplanadas) têm tido na alavancagem económica da cidade e, sobretudo, na sua afirmação como um ponto turístico de referência nacional”. Salienta, ainda, que “os operadores económicos se afiguram como os melhores e mais meritórios parceiros do Município, além de constituírem uma inegável fonte de riqueza para a cidade”.
Nesse sentido, Firmino Marques considera que “o alargamento autorizado, não só atende o pedido formulado pela ACB, como respeita a tranquilidade e o repouso dos cidadãos residentes e as características sociais, culturais e ambientais da cidade, bem como as condições de circulação e estacionamento”.
Já para o presidente da Direcção da Associação Comercial de Braga, Domingos Macedo Barbosa, “esta medida contribuirá para a afirmação de Braga no contexto regional e nacional da oferta de serviços de animação nocturna”. Refere, no entanto, que “há necessidade de desenvolver um esforço concertado de sensibilização dos empresários e consumidores para o cumprimento dos horários de encerramento dos estabelecimentos e, em particular, dos horários relativos às esplanadas”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.