Correio do Minho

Braga,

- +
Espírito sanjoanino já chegou ao Hospital de Braga
Famalicão está entre os municípios “mais familiarmente responsáveis”

Espírito sanjoanino já chegou ao Hospital de Braga

Quartel dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez testa meios e põe população em segurança

Espírito sanjoanino já chegou ao Hospital de Braga

Braga

2019-06-15 às 08h10

Paula Maia Paula Maia

(Re)Viver o São João é o nome da exposição que leva ao Hospital de Braga, até dia 24, perto de vinte imagens que retratam as festividades há 50 anos.?Uma forma de reconhecer a relação de proximidade entre a unidade hospitalar e a comunidade.

Apelidado como “uma das avenidas da cidade” o Hospital de Braga deixou-se contagiar pelo espírito sanjoanino e acolheu a primeira iniciativa do programa oficial das Festas de São João. Um momento marcante para esta instituição que nos últimos anos tem recibo várias iniciativas do programa de festas, permitindo aos milhares de utentes que por aqui passam diariamente vivenciarem o espírito das festas populares.
‘(Re)Viver o São João’ é a proposta que a exposição inaugurada na manhã de ontem oferece a quem por aqui passa. A mostra, composta por 19 imagens a preto e branco, apresenta-nos o São João de outros tempos, mas como o mesmo espírito.

São imagens que nos fazem recuar para as décadas de 60 e 70 e que oferecem uma autêntica viagem pelas tradições bracarenses.
“Para nós é um enorme gosto e ma honra acolhermos aquela que é a primeira iniciativa do programa de São João”, reconheceu João Ferreira, presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga, acrescentando que para a instituição é importante acolher as forças vivas da cidade.

A inauguração da mostra, que contou com o presidente da Associação de Festas de São João de Braga, foi abrilhantada por uma banda bracarense que ressurgiu ao fim de várias décadas de interregno: os Bemóis de São Caetano.
A banda, composta por ex-alunos do colégio bracarense que actuou nas festas sanjoaninas nas décadas de 60 e 70, voltou a reunir alguns dos seus elementos, tendo já actuado em várias festividades.
Porém, esta é a primeira vez que a o grupo actua nas Festas de S. João após a sua reunificação. E o regresso não poderia ter sido melhor, com centenas de pessoas a aplaudir a actuação da banda.

Firmino Marques, presidente da associação de festas, referiu que a colectividade procurou trazer fotografias de há 50 anos a um espaço por onde passam milhares de pessoas “Quisemos trazer esta exposição a Hospital de Braga em jeito de reconhecimento pelo trabalho de excelência que a administração desta unidade tem vindo a fazer nestes últimos dez anos. Tínhamos de distinguir este facto porque o hospital tem um programa de interacção com a comunidade envolvente exemplar. Espero que esta exemplaridade não se perca e fique como uma alavancagem para outras situações e para um tipo de relação que tem de continuar com o espírito que a presidiu até agora”, diz o dirigente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.