Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Especialistas e autarcas apresentam soluções para cidades inteligentes
Mariana Machado conquista 4.º lugar nos 1500 metros nos Mundiais de Atletismo Sub-20

Especialistas e autarcas apresentam soluções para cidades inteligentes

UMinho entre as 50 melhores da Europa

Economia

2018-04-03 às 06h00

José Paulo Silva

A edição deste ano do FICIS volta a contar com a participação de autarcas que vão apresentar exemplos de boas práticas no governo dos municípios.

A quarta edição do FICIS - Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, reúne no Museu D. Diogo de Sousa, até quinta-feira, mais de 20 especialistas em smart cities e 10 presidentes de câmaras municipais, para debate e apresentação de soluções projectadas para transformar as cidades portuguesas em cidades inteligentes.
A mobilidade, regeneração urbana, tecnologia e inovação, criatividade e arte urbana são alguns dos temas em discussão numa iniciativa aberta ao público e pretende afirmar-se como um exemplo de democracia participativa.
Pelo quarto consecutivo, o FICIS volta a abrir à comunidade uma porta para a partilha de conhecimento sobre como será viver, no futuro, nas nossas cidades. É fundamental incluir os cidadãos nesta discussão, pois o sucesso do futuro das cidades passa, em larga medida, pela colaboração dos próprios cidadãos, justifica Ana Fragata, directora executiva do FICIS 2018, que tem como lema Face the Challenge( Enfrenta o Desafio).  

A mesma responsável destaca que em Portugal, há vários casos de concelhos menos povoados que têm desenvolvido boas práticas ao nível do futuro sustentável das cidades e que podem, igualmente, beneficiar as grandes cidades portuguesas. Este ano, teremos a oportunidade de conhecer os testemunhos de vários presidentes de câmara que são casos práticos de sucesso na aplicação destas soluções.  
Além de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que fará a abertura do FICIS 2018, esta iniciativa conta com as participações dos presidentes das câmaras municipais de Arcos de Valdevez, Montalegre, Melgaço, Castelo de Paiva, Gondomar, Tabuaço, Vila Nova de Cerveira, Caminha e Monção.

Do lado dos especialistas em smart cities, os paineis de oradores contam com o contributo de responsáveis de entidades como o INL - Internacional Iberian Nanotechnology Laboratory, Universidade do Minho e IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e das empresas Siemens, IBM, Deloitte, EDP Distribuição, Bosch, Transportes Intermodais do Porto, Cisco, PT Empresas, Armis, BSB, REN Portgás Distribuição, CaetanoBus, Efacec, entre outras.
Para além dos debates, o FICIS 2018 conta também com um espaço para exposição de soluções e networking.

Partilha de projectos criados através das tecnologias

O FICIS, que se realiza pelo quarto ano consecutivo, funciona como partilha de soluções, que podem ser criadas através das tecnologias, ou que já estão implementadas em várias cidades, que vão servir para resolver problemas que possam surgir no futuro, adiantou ao Correio do Minho a directora executiva Ana Fragata.
Centrámo-nos, essencialmente, na implementação de novas soluções que possam permitir, acima de tudo, uma melhoria da qualidade de vida dos cidadãos acrescentou.
A primeira edição do FICIS teve como tema central A New Way of Thinking.
Em 2016, Utopia foi o lema do Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, celebrando o 500.º aniversário desta obra de Thomas More.
Fazer Cidade foi o lema da terceira edição dom FICIS, 2017, assumindo que a construção de espaços mais vibrantes é uma forma tornar as comunidades mais felizes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.