Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Eixo Atlântico quer que Feijóo negoceia saída sul de Vigo com Pedro Sanchez
Senhor dos Passos de Real com o brilho e a dignidade de sempre

Eixo Atlântico quer que Feijóo negoceia saída sul de Vigo com Pedro Sanchez

Guimarães aprova criação do Conselho Consultivo do Turismo para impulsionar setor

Eixo Atlântico quer que Feijóo negoceia saída sul de Vigo com Pedro Sanchez

Alto Minho

2018-07-13 às 11h00

Redacção Redacção

Presidente da Xunta da Galicia vai reunir-se na próxima semana com o presidente do governo espanhol, sendo uma oportunidade para o autarca reivindicar o início das obras da saída Sul de Vigo, que dá continuidade à ligação Porto-Vigo.

Citação

O secretário-geral do Eixo Atlântico reclama do presidente da Xunta da Galicia, Alberto Núñez Feijóo, que negoceie com o primeiro-ministro espanhol,?Pedro Sanchez, com quem se vai encontrar já na próxima semana, o início imediato das obras da saída sul de Vigo, correspondente à ligação ferroviária Porto-Vigo.
Em comunicado enviado às redacções, a secretaria do Eixo Atlântico afirma que face ao interesse que Feijóo demonstrou sobre a referida ligação na sua mais recente viagem a Portugal, deve aproveitar esta oportunidade para negociar a continuação da obra que ficou paralisada na Estação de Urzaiz.
Essa saída sul implica, segundo Xoan Mao, não só uma redução do tempo de viagem, evitando o desvio que o comboio tem de fazer no actual acesso a Vigo por Tui, como o incómodo que os passageiros que seguem para a Corunha têm de se sujeitar por terem de atravessar a cidade para mudar de comboio.
Essa saída sul de Vigo, continua o responsável, conduzirá também à necessária electrificação da linha e, por último, resolver o problema histórico de Porriño, reconvertendo a actual linha numa passagem subterrânea “menos agressiva”.
“Permite ligar Vigo a uma parte da sua área metropolitana onde estão localizados as principais áreas de negócio. Isso re- tiraria tráfego da A-55, uma vez o que tão anunciado túnel de Tameiga nunca passou de uma promessa eleitoral”, continua o secerário-geral do Eixo Atlântico.
Dada que nunca obteve resposta ao relatório que o?Eixo Atlântico enviou à Xunta da Galicia sobre esta matéria, Xoan-Mao diz que a opção foi apresentá-la directamente ao anterior secretário de Estado, Julio Gomez Pomar e à então directora-geral e actual presidente da Adif, Isabel Pardo de Vera, no que à parte espanhola dizia respeito, assim como altos responsáveis da Comunidade Europeia.
Para já aguardam nova reunião com os novos responsáveis da Obras Públicas mas, e uma vez que o presidente da Xunta da Galicia e o governante se vão encontrar na próxima semana, reiteram a Feijóo que coloque na agenda da reunião a discussão sobre o início imediato das obras da saída sul de Vigo.
Recorde-se que Xoan Mao acusou Feijóo de nunca ter apresentado este troço ao governo espanhol durante os seis anos de governo de Mariano Rajov e do Partido Popular.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho