Correio do Minho

Braga, sábado

Dia da Cidade de Barcelos dedicado a D. António Barroso
Figuras de renome para ‘ouvir e falar’ nos primeiros três meses de 2019

Dia da Cidade de Barcelos dedicado a D. António Barroso

Família Multitendas celebra Natal e prepara-se para crescer em 2019

Cávado

2018-08-23 às 06h00

Redacção

Comemorações dos 90 anos de elevação de Barcelos a cidade, marcadas para 31 de Agosto, vão ser dedicadas ao centenário da morte de António Barroso, um barcelense que foi bispo do Porto.

A 31 de Agosto, Barcelos comemora os 90 anos de elevação a cidade e as celebrações serão dedicadas ao Centenário da Morte de D. António Barroso, barcelense ilustre, e uma das figuras mais destacadas da Igreja Católica Portuguesa.

O programa do dia da cidade foi ontem divulgado e arranca com o hastear da bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, pelas 9.30 horas, seguindo-se uma missa solene, na Igreja Matriz, presidida por D. Francisco Senra, bispo auxiliar de Braga e arcebispo nomeado de Évora.

Em simultâneo, às 11.30 horas, serão descerradas placas evocativas da comemoração e depositadas coroas de flores no monumento a D. António Barroso, em Barcelos, e na Capela Jazigo, em Remelhe.
Em Barcelos, actuará ainda o quarteto de metais da Banda Musical de Oliveira.

Um dos pontos altos do dia será a homenagem aos cerca de sessenta missionários barcelenses, às 17.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que será antecedida da inauguração de uma exposição documental e iconográfica sobre a vida e obra e D. António Barroso.

Segue-se às 19 horas, no Largo Dr. Martins Lima, a actuação da Banda Musical de Oliveira.

O programa do Dia da Cidade de Barcelos, evocativo do centenário da morte de D. António Barroso, encerra com duas conferências, no auditório da Câmara Municipal, às 21.30 horas, subordinadas ao tema ‘D. António Barroso e a sua terra natal’, pelo padre jesuíta barcelense António Júlio Limpo Trigueiros, e ‘D. António Barroso: Bispo do Porto e Venerável da Igreja Católica’, por D. Carlos Azevedo, Bispo e membro da Comissão Pontifícia da Cultura do Vaticano. Será moderador o padre e jornalista da TSF Manuel Vilas Boas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.