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Alto Minho

2017-01-31 às 06h00

Redacção

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou ontem que o investimento na ferrovia é “uma prioridade” do actual Governo, estando previstas para os próximos anos intervenções orçadas em mais de dois mil milhões de euros. Pedro Marques, que falava em Viana do Castelo, após a consignação da empreitada de electrificação da Linha do Minho entre aquela cidade e Nine, sublinhou ainda a aposta do Governo em que o investimento na ferrovia “saia do ‘powerpoint’ e chegue ao terreno”.

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou ontem que o investimento na ferrovia é “uma prioridade” do actual Governo, estando previstas para os próximos anos intervenções orçadas em mais de dois mil milhões de euros.
Pedro Marques, que falava em Viana do Castelo, após a consignação da empreitada de electrificação da Linha do Minho entre aquela cidade e Nine, sublinhou ainda a aposta do Governo em que o investimento na ferrovia “saia do ‘powerpoint’ e chegue ao terreno”.

A electrificação do troço entre Nine e Viana do Castelo da Linha do Minho, ontem consignada, vai custar 16 milhões e estará concluída no terceiro trimestre de 2018.
Em Fevereiro, deverá ser lançado o concurso público para electrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença, pelo valor de 23 milhões de euros.
No total, as obras de modernização e electrificação da Linha do Minho entre Nine e Valença vão custar 83,2 milhões de euros e estarão concluídas em inícios de 2020.

Pedro Marques lembrou que esta região espera “há décadas” por estas obras, que vão permitir, nomeadamente, reduzir o tempo do trajecto e baixar entre 20 a 30 por cento o custo médio dos fretes de carga.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, congratulou-se com o arranque da obra, lembrando sobretudo os benefícios dela advirão para as relações com a Galiza.
“Se a Galiza fosse um país, era o oitavo destino das exportações de Portugal, exportamos para a Galiza mais de 3 mil milhões de euros”, referiu, sublinhando que a modernização da Linha do Minho era reclamada não só por autarcas mas também por todas as associações empresariais e todos os agentes económicos da região.

A opinião foi partilhada pelo autarca de Barcelos, Miguel Costa Gomes, que destacou a importância que a ferrovia terá para as exportações do concelho e para o próprio turismo.
Para o ministro do Planeamento e Infraestruturas, o investimento público, incluindo na ferrovia, “foi claramente desconsiderado ao longo dos últimos anos em Portugal”, uma tendência que o actual Governo quer inverter. “[O objectivo é] tornar mais competitiva a nossa ferrovia, e para isso desenvolver um programa de investimento muito alargado ao longo dos próximos anos, superior a dois mil milhões de euros”, afirmou Pedro Marques.

O governante enfatizou que um investimento público “criterioso e de qualidade” acrescenta mais competitividade para as empresas nacionais e “aproxima o emprego” de Portugal.
“É preciso distinguir, saber fazer, priorizar, mas fazer o bom investimento público”, disse ainda.
Em relação à ferrovia, disse que o objectivo é tornar mais competitivo tanto o transporte de passageiros como de mercadorias, tornando igualmente mais competitivos os portos nacionais.

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