Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Desemprego: 'Há 24 mil pessoas a receber o Rendimento Social de Inserção' - União de Sindicatos de Braga
Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Desemprego: 'Há 24 mil pessoas a receber o Rendimento Social de Inserção' - União de Sindicatos de Braga

Câmara Municipal aprova protocolo para o fornecimento de carne cachena nas escolas de Arcos de Valdevez

Braga

2010-05-14 às 19h00

Lusa Lusa

Citação

A União de Sindicatos de Braga considerou hoje que a existência de 24 mil pessoas a receber o Rendimento Social de Inserção no distrito, demonstra bem que a pobreza está a aumentar em Portugal.

Em declarações aos jornalistas, o coordenador da estrutura, Adão Mendes disse que “o aumento da pobreza se vai agravar em resultado da carestia de vida, da retirada de um por cento do salário aos trabalhadores, com o boicote à contratação coletiva, e com o crescimento do desemprego por via de despedimentos coletivos já em marcha”.

“Estas medidas são inaceitáveis e vão atingir impiedosamente muitas famílias”, defendeu, perguntando ao Governo “onde começa a pessoa e onde é que acaba o ser humano?”

O sindicalista falava à margem da reunião da direção da União de Sindicatos convocada para debater a situação política e social do distrito e do país.

Adão Mendes considera que há propostas governamentais “que não têm pés nem cabeça”, classificando-as como 'uma forte ofensiva e provocação que este Governo declarou aos trabalhadores'.

Disse que a estrutura - ligada à CGTP-Intersindical - vai desenvolver uma grande mobilização dos trabalhadores no distrito para que participem dia 29, em Lisboa, na grande manifestação nacional contra a política governamental.

Anunciou, ainda, até ao fim de junho, a realização “de duas grandes ações dirigidas ao Governo e à Segurança Social”, a primeira das quais “para reclamação dos créditos de 2800 trabalhadores que têm a receber verbas de empresas que encerraram, no valor muitos milhões de euros, e que estão por pagar há sete e oito anos”.

Vai, ainda, promover um outra manifestação, junto às instalações do Instituto de Emprego e Formação Profissional em Braga, com trabalhadores desempregados da região, “para demonstrar que estão disponíveis para trabalhar e para que se acabe com a provocação de dizer que não o querem fazer”.


***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho