Correio do Minho

Braga,

Cortejo, folclore, cãominhada e cavalos animam Santo António em Vila Verde
Ferido grave após queda de escada em pedreira de Monção

Cortejo, folclore, cãominhada e cavalos animam Santo António em Vila Verde

Ricardo Rio reconhece que está a fazer “a gestão do possível”

Cávado

2019-06-17 às 12h44

Redacção

Milhares de vilaverdenses e visitantes têm vivido intensamente as Festividades em honra de Santo António - o padroeiro de Vila Verde, acompanhando as inúmeras iniciativas incluídas no programa de festas.

A avenida principal de Vila Verde encheu-se de visitantes no sábado para assistir ao Cortejo da Tradição- Desfile de Carros Alegóricos, um dos momentos mais emblemáticos das Festas de Santo António. 
Centenas de participantes e perto de quarenta de carros alegóricos desfilaram em cortejo, oferecendo à vasta plateia, broa quentinha acabada de ser cozida, as pataniscas, o presento e o chouriço. 
Desde os mais novos aos mais velhos, de cantadeiras a lavradeiras, todos tiveram em comum a alegria e animação constante. Numa mostra do que de melhor e mais genuíno tem cada freguesia do concelho de Vila Verde, a iniciativa revelou-se, uma vez mais, um autêntico hino à cultura da região.

O desfile organizado pelas juntas de freguesia, associações e IPSS’s do concelho assume-se como uma excelente forma de enaltecer a etnografia local e o património cultural e gastronómico de Vila Verde.
Se a tradição é a palavra chave das Festas de St.º António, não podiam faltar no programa os populares e emblemáticos festivais de folclore (Luso-Espanhol e Concelhio).
Perto de uma dezena de Grupos Folclóricos espanhóis e portugueses brilharam na noite de ontem, num certame marcado pela etnografia, música, raízes culturais e muita animação.
O início do serão foi marcado pela Missa Solene em Honra a Santo António, uma eucaristia animada pelos cânticos do Festival Folclórico Luso Espanhol, que decorreria pouco depois. 

Os grupos tiveram ainda tempo para um desfile pelo centro da vila, antes de pisarem o palco e fazerem as delícias do mar de gente que se deslocou a Vila Verde para assistir aos espectáculos.
A iniciativa foi organizada pelo Grupo Folclórico de Vila Verde e, para além do anfitrião, contou com a participação do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim, o Rancho Folclórico Rosas do Lena, o Rancho Folclórico ‘As Paliteiras’ de Chelo, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria Cárquere, o Grupo de Baile da Associación Cultural Airiños de San Xulian e o Grup de Danses de Cabanes.
Como já tem vindo a ser habitual nas Festas de Santo António de Vila Verde, a Associação para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde (ADAAVV) organizou também uma ‘Cãominhada’, com o objectivo de promover uma campanha de adopção dos animais acolhidos pelo canil de Vila Verde.
A tradicional Corrida de Cavalos atraiu centenas de espectadores ao Estádio Cruz de Reguengo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.