Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Cortejo Etnográfico da AgriDoce mostra tradições de Cabanelas
Um ano de comemorações do universo camiliano

Cortejo Etnográfico da AgriDoce mostra tradições de Cabanelas

Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Cortejo Etnográfico da AgriDoce mostra tradições de Cabanelas

Cávado

2019-09-02 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Vários quadros típicos deram a conhecer as principais actividades sócio-económicas da freguesia, num desfile etnográfico composto por cerca de uma dezena de carros alegóricos.

Citação

Cerca de uma dezena de carros alegóricos integraram ontem à tarde, o Cortejo Etnográfico da AgriDoce - XIII Feira de Agricultura e Doçaria de Cabanelas.
Tratou-se de uma iniciativa que teve como finalidade dar a conhecer as principais actividades da freguesia.
“Vamos mostrar alguns quadros tradicionais da freguesia. Vamos mostrar profissões antigas, um quadro pascal, tudo que era tradições daqui e que tentamos recriar”, referiu Nuno Queirós, um dos elementos da organização da AgriDoce

A AgriDoce integra a Rota das Colheitas, que se realiza por todo o concelho de Vila Verde até ao mês de Novembro, e é considerado “o maior evento que temos na freguesia, e talvez um dos maiores do concelho”, disse Nuno Queirós.
O responsável explicou que praticamente toda a freguesia esteve envolvida na realização da feira de de agricultura e doçaria.“É um evento que tem a colaboração de toda a gente, da Junta de Freguesia, da Paróquia, das associações e da população. Só com estas sinergias todas conseguimos fazer este trabalho. Temos mais de 120 pessoas a trabalhar”, frisou Nuno Queirós.

O certame, que decorreu entre sexta-feira à noite e ontem, contou com a presença de cerca de 40 expositores, sendo que a maior parte deles são provenientes da freguesia de Cabanelas.
Nuno Queirós acrescentou que as verbas arrecadas durante a AgriDoce, serão aplicadas em investimentos para a população, principalmente através da Paróquia.

O presidente da Junta de Freguesia de Cabanelas, António Esquível, agradeceu o empenho da Comissão de Festas e salientou que a AgriDoce, “é bastante importante para a freguesia e para o próprio concelho (de Vila Verde) porque é uma forma de manter vivas muitas tradições da freguesia de Cabanelas. Isto é uma forma de divulgar a nossa terra e de manter vivas muitas das nossas situações vividas pelos nossos pais e avós”.
O autarca de Cabanelas referiu também que “a festa está cimentada” apesar de haver pouca gente disponível para trabalhar na preparaçao do evento.

A festa teve início, na sexta-feira, com o encontro das Rusgas. No sábado foi a vez do ‘workshop’ de ‘bonsais’, da mega aula de Zumba com espuma, da actuação da banda ‘Toca&Dança’ , e de uma ‘after-party’ com ‘DJ’ e festa da espuma. Ontem, além do Cortejo Etnográfico, realizou-se também uma Eucaristia, um passeio do motos de 50 cc (centímetros cúbicos), da actuação do artista Tony Costa e do encontro de folclore.
Durante os três dias da festa, os participantes tiveram oportunidade de apreciar os altares da igreja de Cabanelas ornamentados com produtos agrícolas.
A Rota das Colheitas é composta por dezenas de actividades agrícolas, feiras, festas e romarias, degustação de produtos e iguarias típicas da região, iniciativas associadas à tradição, à gastronomia, ao artesanato, ao património e à celebração dos frutos da terra. 

“Manter as tradições também pode gerar oportunidades de negócio”

Manter vivas as tradições pode ajudar a criar oportunidades de negócio. A opinião é de António Vilela, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, que ontem participou na AgriDoce - XIII Feira de Agricultura e Doçaria de Cabanelas. “Cada vez mais a tradição, cada vez mais o nosso potencial e, sobre tudo aquilo que nos deixa alguma saudade, pode trazer para as novas gerações uma nova área de oportunidade, que pode, gerar emprego e riqueza”, afirmou António Vilela.
O autarca deu como exemplo alguns dos expositores presentes na AgriDoce de Cabanelas. “São pessoas que começaram por valorizar pequenas tradições e hoje têm já negócios consideráveis, e até de grande sucesso”, disse António Vilela.

O edil de Vila Verde salientou que o evento que ontem terminou serviu, essencialmente, para mostrar o “potencial” da freguesia. “Isto que vemos em Cabanelas é as pessoas envolvidas num projecto global, que permite valorizar a tradição, valorizar a memória dos nossos antepassados e fazer e dessa memória e da tradição, uma âncora para o futuro e para o desenvolvimento da freguesia”, apontou António Vilela.
O autarca vilaverdense manifestou o desejo de que os mais novos se empenhem também na preservação das tradições de cada freguesia do concelho.
“O objectivo de eventos como o da AgriDoce é fazer com que estas tradições não caiam no esquecimento, e que possam passar de geração em geração, de forma a que os mais novos possam agarrar essas tradições, possam fazer delas momentos únicos para os seus territórios. Em vez de as esquecerem e desprezarem, têm de as valorizar como elementos fundamentais de crescimento e de valorização das suas terras e da sua cultura”, indicou o edil de Vila Verde.
Até porque preservar as tradições pode significar oportunidades de negócio.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho