Correio do Minho

Braga, terça-feira

Cortejo académico: estudantes reclamam alojamento acessível
Feira de Artesanato e Gastronomia com muita música à mistura em Famalicão

Cortejo académico: estudantes reclamam alojamento acessível

Torcatense vence Maria da Fonte no arranque do Campeonato de Portugal

Ensino

2018-05-17 às 06h00

Isabel Vilhena

Milhares de estudantes desfilaram ontem pelas ruas da cidade no tradicional cortejo académico das Monumentais Festas do Enterro da Gata. A Gata quer Casa é o mote das festas deste ano

A Gata quer casa e de preferência acessível foi a principal preocupação dos estudantes que ontem desfilaram pelas ruas da cidade no tradicional cortejo académico.

Frases como Não há dinheiro para arrendar; A Gata não tem Casa; A Gata quer Casa; Gata não fiques no olho da rua, Aluga-se Casa... proibido a animais e, no caso da Universidade Católica que se inspirou na série espanhola A Casa de Papel, os estudantes mostraram o estado do alojamento em Braga que, segundo a maioria, é insuficiente e especulativo.

Tendo como mote A Gata quer casa, Rafael Campos frequenta o 2.º ano do curso de Optometria e Ciências da Visão disse ao Correio do Minho que os preços das casas subiram muito, o que dificulta bastante a vida dos estudantes.
Baseado na série espanhola Casa de Papel, os estudantes do curso de Turismo da Universidade Católica chamaram-lhe Casa de Cartão, desfilando com as máscaras e os fatos usados pelos personagens da história.

Rui Barroso explica que o alojamento em Braga é um dos temas que preocupa muito os estudantes. Há pouca habitação e as que existem para arrendar são caras.

O curso de Teatro usou a imagem do castelo da Disney e as suas figuras principais para ilustrar o estado da falta de habitação da Gata. Usamos metade do castelo da Disney em chamas porque a gata não tem casa. Aproveitamos já que somos do curso de Teatro para fazer uma referência à DGartes - Direcção Geral das Artes, sendo que seria a nossa casa natural, mas eles querem expulsar-nos de lá, explicou Miguel Rodrigues, estudante do 3.º ano do Teatro.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.