Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Cooperação transfronteiriça ajudou a consolidar incêndios no Alto Minho
APPACDM à espera de verbas europeias para realizar obras de requalificação

Cooperação transfronteiriça ajudou a consolidar incêndios no Alto Minho

Trio armado roubou encomendas postais

Alto Minho

2018-08-26 às 20h38

Redacção

Colaboração entre as autoridades lusas e galegas permitiu garantir a completa extinção dos incêndios que afectaram as localidades do Soajo e do Lindoso.

A Agência Galega de Emergências (AXEGA) e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), através Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo e da Unidade Operativa de Drones de colocaram esta semana em marcha a cooperação transfronteiriça na fase final dos trabalhos de consolidação dos incêndios do Soajo, em Arcos de Valdevez, e no Lindoso, Ponte da Barca.
A operação realizada esta semana no Alto Minho concretizou-se através do protocolo ARIEM 112 centrado na colaboração e cooperação transfronteiriça em situações de emergência, como a que afectou as freguesias de Soajo e Lindoso.

A participação dos técnicos da AXEGA centrou-se na mobilização de drones que vigiaram a zona de forma a garantir a completa extinção de todos os pontos quentes, passíveis de reactivar o incêndio.
A estreita colaboração entre as autoridades lusas e galegas em matéria de emergência, assim como a boa sintonia entre os operacionais das diferentes entidades que concorreram para as intervenções transfronteiriças ficaram bem patentes nos resultados obtidos através de uma nova activação do programa de Assistência Recíproca Inter-regional em Emergências entre Galiza e Norte de Portugal que, neste caso, procurou garantir que os perímetros dos incêndios que deflagraram no Soajo e Lindoso ficassem devidamente con- solidados.?
Desta forma reduziu-se o risco que poderia afectar os dois lados da fronteira como confirmam as imagens captadas pelos drones utilizados.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.