Correio do Minho

Braga,

Concertos na frente ribeirinha é aposta da Festa das Cruzes
SC Braga: João Novais a mostrar créditos

Concertos na frente ribeirinha é aposta da Festa das Cruzes

Dia de Santa Maria Madalena dá a conhecer a Casa das Convertidas

Cávado

2018-03-17 às 06h00

Patrícia Sousa

De 25 de Abril a 6 de Maio realiza-se a Festa das Cruzes, em Barcelos. O autarca Miguel Costa Gomes promete um programa riquíssimo, que custa 355 mil euros, mais 15 mil do que em 2017.

Os espectáculos na frente ribeirinha de Mariza e de Herman& Big Band são a aposta do programa da Festa das Cruzes, que decorre de 25 de Abril a 6 de Maio, e promete, como sempre, muita beleza, alegria, cor e uma procissão única no mundo. Com um orçamento de 355 mil euros, mais 15 mil do que no ano passado, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, espera um aumento do número de visitantes na Festa das Cruzes, depois de Barcelos ter sido distinguida como Cidade Criativa da Unesco e ter acabado de receber o Prémio Promoção para Entidades Públicas e a artesã barcelense Júlia Ramalho ter conquistado o Grande Prémio Carreira, no âmbito do concurso Prémio Nacional do Artesanato 2017.
Miguel Costa Gomes, que falava ontem na sessão de apresentação do programa da Festa das Cruzes, justificou o aumento do orçamento deste ano se dever em grande parte à transferência para a frente ribeirinha do palco que vai acolher os principais artistas. A ideia da instalação do palco na frente ribeirinha é também para promover e fazer com que as pessoas percebam a intervenção que queremos fazer na margem do rio, assumiu o autarca, acreditando que não vale a pena ter receio da mudança para aquele espaço nobre. E Miguel Costa Gomes foi peremptório: acreditamos que é uma escolha bem feita e que vai dinamizar aquela parte da cidade que bem precisa. Queremos promover aquela zona de forma mais efectiva para as pessoas criarem a rotina e o hábito de irem para lá.
Um dos momento indispensável da Festa das Cruzes é a já famosa Batalha das Flores, uma espécie de celebração à Primavera em que participam carros alegóricos preparados por associações do concelho e com mais de mil figurantes. E aqui começa a parceria clara e objectiva das associações. O mesmo se aplica à vontade de colaborar das juntas de freguesia com os Arcos de Romaria, outro dos pontos emblemáticos da Festa das Cruzes.
O presidente acredita que, este ano, vai aumentar o número de associações envolvidas, bem como a participação de Arcos de Romaria. As inscrições ainda estão a decorrer, mas acredito que serão mais do que as 42 do ano passado, admitiu Miguel Costa Gomes.
Também presente na sessão de apresentação do cartaz, o provedor da Real Irmandade do Senhor da Cruz, Pedro Ferreira, anunciou que este ano há duas surpresas. O restauro do Coro dos Cónegos, que foi um grande esforço da Irmandande, mas que todos vão querer ver. A outra surpresa, Pedro Ferreira não quis revelar, deixando todos curiosos. O provedor apenas garantiu que será algo muito querido e elogiado por todos e que é algo que já devia ter sido feito.
Já o prior da Colegiada de Santa Maria de Barcelos, monsenhor Abílio Cardoso, destacou do programa a missa solene, que será presidida pelo bispo auxiliar, D. Nuno Almeia, e a procissão que contará, como sempre, com o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.
A procissão assumiu um estatuto único nos últimos anos, assegurou aquele responsável, evidenciando que este ano as cruzes terão um dístico que identificará o padroeiro de cada terra. Na procissão desfilará também uma bíblia manuscrita em Barcelos por 707 pessoas e composta por 12 volumes. Cada volume tem uma capa diferente, concebida com folhas de estanho e pasta de ouro.
Monsenhor apelou ainda à importância de dar valor a D. António Barroso, que se completa este ano 100 anos da sua morte.
Do programa, destaque também para a rubrica Bamos às Cruzes, especialmente vocacionada para os jovens e traduzidas em noitadas com DJ e outros artistas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.