Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Componente formativa em destaque no Festival Guimarães Clássico
Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Componente formativa em destaque no Festival Guimarães Clássico

Vila Praia de Âncora assinala centenário

Componente formativa em destaque no Festival Guimarães Clássico

Vale do Ave

2019-08-19 às 22h21

Redacção Redacção

Cinco concertos de música de câmara em diferentes pontos da cidade, com a participação de alunos oriundos de países como Alemanha, Espanha, Coreia e Polónia.

Citação

Está dado o mote para a primeira edição do “Festival Guimarães Clássico”, que inicia esta segunda-feira, 19 de agosto com o concerto do Quarteto de Cordas Al-Pari (Polónia), na Basílica de S. Pedro, às 21h30.
 
No âmbito da programação cultural para este mês de agosto, a Câmara Municipal de Guimarães reforça a aposta na música erudita assente no projeto do Quarteto de Cordas que nasceu em 2016. “Esta é uma aposta que tem vindo a conquistar público e de uma forma regular”, sublinhou Paulo Lopes Silva, adjunto da Vereadora da Cultura, na sessão de apresentação do programa. “Existe um modelo que tem sido implementado numa lógica de residências artísticas e complementa-se com este festival, permitindo uma interação com músicos de referência no panorama internacional e também na captação de novos talentos”.
 
O diretor artístico, Emanuel Salvador, sublinhou que “Guimarães é uma cidade interessante para este tipo de eventos” apontando as igrejas e as salas de concerto num espaço físico concentrado. “Esta é uma oportunidade para usufruir dos contactos e complementar a parte académica numa filosofia de interação entre os alunos locais e estrangeiros”, salientou.  
 
O programa que regista a participação de ilustres convidados, entre concertinos da Royal Opera House e da Deutsche Opera de Berlim.
 
O concerto de abertura está agendado para esta segunda-feira, 19 de agosto, às 21h30, na Basílica de S. Pedro com o Quarteto de Cordas Al-Pari (Polónia). Segue-se no dia 21 de agosto, quarta-feira, o Concerto “Souvenir de Florence”, às 18h00, no Santuário da Penha, com o Quarto de Cordas de Guimarães e convidados (Tomasz Tomaszewski, Emanuel Salvador, Emilia Goch Salvador, Alicja Guciora, Filipe Quaresma e Elbieta Rychwalska).
 
Na quinta-feira, 22 de agosto, a Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança acolhe o concerto “Guimarães Academia”, pelas 16h00. Na sexta-feira, 23 de agosto, está programado o concerto “Tchaikovsky-Tchaikovsky”, na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, às 21h30.
 
O concerto final, no sábado, 24 de agosto, às 21h30, “Viva Vivaldi” conta com os artistas Vasko Vassilev (solo) e a Orquestra do Festival Guimarães Clássico.
 
O Festival Guimarães Clássico é um projeto conjunto do Quarteto de Cordas de Guimarães e da Câmara Municipal. O festival tem o intuito de promover a música de câmara, tendo como base os membros do Quarteto de Cordas de Guimarães e ilustres que durante uma semana partilham o palco e as salas de aula com talentosos jovens músicos vindos tanto de Portugal como do estrangeiro.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho