Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Comandante das Forças Terrestre destaca a “excepcional” missão do RC6
Murilo: “É o maior desafio da minha carreira”

Comandante das Forças Terrestre destaca a “excepcional” missão do RC6

Sorteio do Campeonato de Portugal de futebol realiza-se esta segunda-feira

Braga

2018-07-13 às 06h00

Paula Maia

Rui Davide Pereira Guerra, que presidiu à cerimónia militar do 309.º aniversário do Regimento de Cavalaria, destacou o ca-rácter e competência dos Dragões entre Douro e Minho que dão continuidade a um percurso histórico “extraordinário”.

A celebrar o seu 309 aniversário, o Regimento de Cavalaria N.º6 é hoje um exemplo vivo do referencial alavancado por sucessivas gerações que antecederam o actual corpo militar e que, num esforço constante e muitas vezes anónimo, souberam enfrentar os desafios da sua época e cumprir as missões que a história lhes destinou. Quem o diz é o Comandante das Forças Terrestres, Rui Davide Pereira Guerra, que ontem presidiu à cerimónia militar que assinalou este aniversário e na qual marcaram presença várias entidades civis e militares.
Elogiando o papel e acção do regimento que ao longo da sua história soube adaptar-se às contingências ditadas por sucessivas reorganizações militares, o Comandante das Forças Terrestres mostra-se confiante de que as actuais gerações deverão dar continuidade a um “percurso histórico extraordinário”, traduzido em missões no território nacional e nos teatros de operações além-fronteiras.

“Realço a determinação, o entusiasmo e os elevados padrões de eficácia que tem caracterizado o apoio à formação, ?à preparação e actuação de elementos destacados em forças nacionais com origem no RC6 para os teatros de operações na Bósnia- Herzegovina, do Kosovo, de Timor-Leste, da Lituânia e do Iraque”, referiu Rui?Davide Pereira Guerra, dando especial referência à missão de preparação e aprontamento de uma subunidade deste regimento que cumpre actualmente uma “nova e exigente” missão no Afeganistão, integrando a Força Nacional destacada responsável pela segurança e protecção do aeroporto de Cabul. “Fazem hoje a história que será lembrada e celebrada no futuro”, assegura.

Sem esquecer também a missão do R6 em várias acções com o objectivo de prestar o apoio e socorro às populações, o Comandante das Forças Terrestres enaltece ainda as inúmeras acções e actividades de apoio em prol das mais diversas instituições da região de Braga, alargada à região do Minho, “tendo o regimento reforçado a sua credibilização e imagem e, por conseguinte, a do nosso Exército”.
O responsável elogiou ainda o rigor, competência e carácter que os Dragões entre Douro e Minho colocam nas suas tarefas quotidianas, classificando, por isso, de “excepcional” a missão que o regimento tem vindo a cumprir.
O Coronel de Cavalaria, José Talambas, Comandante do Regimento de Cavalaria N.º 6, destacou também as muitas acções militares que marcaram a história de Portugal que contaram com a participação do RC6, bem a sua integração em vários teatros de operações internacionais, com destaque para o da Bósnia-Herzgovina.

Nunca se resignando com a sua herança, que procura preservar e recordar, o Coronel José Talambas diz também que o RC6 é hoje “uma unidade indispensável no seio do Exército e do país” e está pronto para enfrentar os desafios e missões que lhe entende cometer, “assumindo cada desafio como uma oportunidade, consubstanciando desta forma o seu mote ‘Avante para a glória’.
O comandante assume que os anos de 2017 e 2018 têm sido particularmente “exigentes e desafiantes”, referindo-se em especial ao Grupo de Reconhecimento que, desde 2016, o Exército tem à sua disposição. Sendo um produto operacional deste regimento, o responsável diz que tem contribuído decisivamente para a retenção dos seus efectivos, mas que é preciso continuar a prover os recursos humanos e materiais para continuar a ser uma unidade competente e dinâmica.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.