Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Colégio João Paulo II está totalmente envolvido no projecto Centurium - Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro
Erasmus+ reforça ligação com a natureza

Colégio João Paulo II está totalmente envolvido no projecto Centurium - Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro

Estudo sobre interações medicamentosas no tratamento do cancro colorretal premiado em Coimbra

As Nossas Escolas

2018-05-24 às 07h53

Patrícia Sousa

Vinte alunos do Colégio João Paulo II vão participar amanhã na final da IX do Centurium - Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro. Instituição participa no projecto desde a primeira hora.

São 20 os alunos do 1.º ciclo ao secundário do Colégio João Paulo II, que vão participar na IX edição do Centurium - Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro, cuja final está marcada para amanhã. O colégio está totalmente envolvido neste projecto, envolvendo várias disciplinas, assegurou o professor de Matemática, Artur Ferreira, que aproveita as aulas de Mind Lab para ensinar os alunos a jogarem o jogo do soldado, moinho e seega.
Trata-se de um jogo de estratégia e é muito importante porque põe os alunos a trabalhar em grupo, fazendo com que eles desenvolvam ainda o raciocínio e a destreza mental, assumiu Artur Ferreira.

O objectivo é envolver sempre novos alunos neste projecto. Já participámos quase desde o início na competição, ou seja, no torneio, e tem corrido bem, confirmou aquele responsável, garantindo que os alunos gostam de participar e jogam muito para conseguirem ir à final e representar o colégio. Esse é sempre o maior desejo de cada um, por isso, o jogo estimula aqui também a competitividade saudável entre os alunos e isso tem sido uma mais-valia para todos, defendeu ainda o professor daquele colégio.
Na passada sexta-feira, na comemoração do Dia do Colégio, decidiu-se incluir os jogos romanos de tabuleiro e foi incrível, confessou aquele responsável, adiantando que famílias inteiras pediam tabuleiros para jogar, por isso, o próximo desafio poderá ser participar noTorneio das Famílias.

De destacar que o Colégio João Paulo II também já preparou a animação pedagógica do Centurium. E o professor responsável pelo projecto naquele estabelecimento de ensino, confidenciou que esta experiência tem sido um prazer, lembrando ainda que o hino do torneio nasceu precisamente naquele colégio da cidade.

Alfacoop comprometido desde a primeira hora

O Externato Infante D. Henrique (Alfacoop) também está comprometido desde a primeira hora com o Centurium - Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro. E se há actividade que não há dúvidas em incluir no programa anual é a participação na final do torneio, que se realiza amanhã. Os alunos adoram e constantemente procuram os jogos para treinarem, confidenciou a coordenadora do Departamento de Matemática, Elsa Pereira.
E a forma como se tem trabalhado este torneio ao longo destes anos tem permitido fazer destes jogos mais um projecto da escola, envolvendo várias vertentes, quer a pedagógica, quer a organizacional ou ainda a educativa.
Fãs dos jogos de tabuleiro e partindo do princípio que os jogos só ajudam e trazem vantagens faz todo o sentido participar e motivar os alunos, o externato tem apostado neste projecto desde a primeira hora e sempre envolvendo várias áreas disciplinares.

Acima de tudo, os alunos sentem que afinal o raciocínio matemático também está nestes jogos e eles gostam e sentem que é interessante e é um prazer jogar, frisou ainda aquela professora de Matemática, acreditando que o torneio de jogos romanos de tabuleiro alicia ainda a vertente competitiva dos alunos e eles gostam imenso. Eles têm gosto para aprender a disciplina com criatividade e raciocínio.
De referir que o Externato Infante D. Henrique foi o primeiro estabelecimento de ensino a lançar todo o aspecto e dimensão da animação pedagógica que acompanha o evento desde a primeira edição.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.