Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Ciências da Computação da UMinho celebra 25 anos
Jovens Bracarenses desafiados em Tarde Vocacional

Ciências da Computação da UMinho celebra 25 anos

Vila Nova de Famalicão: Salvaguarda dos valores de Abril preocupa

Ensino

2012-05-01 às 15h09

Redacção

A Universidade do Minho celebra esta quarta-feira 25 anos da licenciatura em (Matemática e) Ciências da Computação (LMCC/LCC), convidando à troca de experiências e trabalhos de todos os (ex-)alunos e investigadores e, ainda, divulgando o curso a potenciais interessados em ingressar no curso.

A Universidade do Minho celebra esta quarta-feira 25 anos da licenciatura em (Matemática e) Ciências da Computação (LMCC/LCC), convidando à troca de experiências e trabalhos de todos os (ex-)alunos e investigadores e, ainda, divulgando o curso a potenciais interessados em ingressar no curso.
 
A sessão de abertura conta às 9h00, no Auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga, com o pró-reitor para a Investigação, Vasco Teixeira, o diretor do curso, Rui Mendes, o diretor do Departamento de Informática, Luís Soares Barbosa, o diretor do Departamento de Matemática e Aplicações, Rui Ralha, o presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências, Filipe Vaz, e a presidente da Escola de Ciências, Estelita Vaz.

De seguida, os professores José Manuel Valença, José Nuno Oliveira e Joana Soares irão explicar como nasceu esta licenciatura e a junção pioneira das Ciências da Computação com a Matemática.
 
As escolas secundárias dos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo vão conhecer a partir das 10h15 o plano de estudos do curso, os avanços em robótica e inteligência artificial, bem como visitar os laboratórios, contactar com cientistas e ver trabalhos realizados pelos alunos nas diversas unidades curriculares.

Antes e após o almoço, antigos estudantes irão partilhar a sua experiência profissional e empreendedora, vindos da Deloite, Glintt, Universidade de Oxford, entre outros. Às 16h15 inicia uma mesa redonda, com vários oradores e investigadores, para se refletir e perspetivar as ciências da computação. Haverá ainda momentos lúdicos e de convívio, como bowling, snooker e um jantar comemorativo. Em simultâneo está a decorrer até quinta-feira a exposição “As máquinas com que nos fizemos”, no shopping Braga Parque. O site oficial das comemorações é www.necc.pt/25-anos.
 
Curso único no país
 
De perfil único em Portugal, a LCC nasceu em 1986/87 num projeto conjunto dos departamentos de Informática e de Matemática (hoje Matemática e Aplicações). O sucesso deste projeto de ensino evidencia-se pela visão rigorosa da computação, pela sólida fundamentação matemática e pela facilidade de inserção no mercado de trabalho, segundo a opinião dos docentes, ex-alunos e empregadores.

“Daqui saíram e continuarão a sair licenciados que muito orgulham a comunidade informática e matemática a nível nacional e internacional', refere Joana Fernandes, presidente do Núcleo de Estudantes de Ciências da Computação da UMinho (NECCUM), que promove as bodas de prata do curso.
 

*** Nota do Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem da Universidade do Minho ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.