Correio do Minho

Braga, terça-feira

Centro de Informação Europe Direct Minho comemora Dia da Europa
SC Braga entra a ganhar no campeonato com vitória sobre o Nacional por 4-2

Centro de Informação Europe Direct Minho comemora Dia da Europa

Viana do Castelo: freguesia de Darque ganha novas acessibilidades

Nacional

2018-05-09 às 09h43

Redacção

Sedeado no IPCA, o Centro de Informação Europe Direct (CIED) promove durante este mês uma série de iniciativas na região do Minho para celebrar o Dia da Europa, que se comemora hoje

O Centro de Informação Europe Direct (CIED) Minho, na qualidade de Centro de Informação Europe Direct, sedeado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, vai promover e apoiar, durante este mês, um conjunto de iniciativas, de cariz informativo, que visam comemorar o Dia da Europa, celebrado hoje.
Pela importância atribuída à data, considerando-se o dia 9 de Maio como o dia de nascimento da actual União Europeia,o CIED Minho, hoje e durante todo o mês de Maio, promove e apoia iniciativas desenvolvidas em parceria com entidades da região alusivas à comemoração do Dia da Europa.

De destacar que no dia 9 de Maio do ano de 1950, Robert Schuman, então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, num discurso em Paris, apresentou a histórica e célebre Declaração Schuman, que ainda hoje se mantém actual. A ideia fundamental expressa na Declaração era a de que um país que não controlasse a produção de carvão e de aço não estaria em condições de declarar guerra a outro.
Recordar que, a Declaração em causa visava, primordialmente, uma cooperação aprofundada entre o eixo franco-alemão com o objectivo primeiro de evitar novas guerras. Foi apresentada e defendida a ideia de criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço.

Hoje, decorridos mais de os 60 anos da assinatura dos Tratado de Roma apesar da existência de paz nos países da União Europeia, em que os cidadãos vivem em democracia, não podemos afirmar que a paz se pode dar por garantida. A manutenção e a consolidação da paz estabelecida entre os Estados Membros têm de ser identificados como objectivos primordiais da UE. Assim como, a promoção dos valores humanitários que os europeus promovem e partilham.
Neste sentido, o CIED Minho lançou aos municípios da sua área de intervenção, o desafio de hastear a Bandeira da União Europeia, no dia da Europa - momento especial para assinalar tão importante data para a Europa, na nossa região. E, solicitou o envio de uma reportagem fotográfica do momento do hastear da Bandeira da União, e um texto de apresentação sumária do município, bem como a especificidade, diversidade e a riqueza do património cultural do município.

Toda esta informação facultada será publicada no facebook do CIED Minho, permitindo retratar os concelhos e, toda a informação será sistematizada de forma a ser enviada à Comissão Europeia um retrato da região.
Foi ainda lançado convite aos Agrupamentos de Escolas da região, para o desenvolvimento de actividades comemorativas alusivas ao Dia da Europa e o envio de uma súmula das actividades promovidas de forma a possibilitar o envio de informação directamente à Comissão Europeia, através da qual a mesma terá a percepção clara de como as escolas trabalham as questões da UE, contribuindo para a formação de cidadãos europeus mais convictos e participativos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.