Correio do Minho

Braga, terça-feira

CeNTI mostra como a nanotecnologia já está presente em situações do dia a dia
Custo do Altice Forum Braga agrava mais 1,3 milhões de euros

CeNTI mostra como a nanotecnologia já está presente em situações do dia a dia

Mostarda & Chocolate tem a cozinha aberta durante todo o dia

Nacional

2018-05-18 às 17h10

Redacção

Entre 21 e 27 de Maio, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos vai expor uma série de demonstradores que permitem um contato direto entre os efeitos práticos da nanotecnologia e o público.

Flores que desabrocham tecnologicamente, tecidos que repelem líquidos ou instrumentos musicais que reagem a estímulos dos utilizadores são alguns dos exemplos de como a nanotecnologia já está presente em situações do dia a dia e que o CeNTI vai mostrar a todos os que vão passar pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, entre os dias 21 a 27 de Maio.

Uma iniciativa que pretende, por um lado, permitir aos visitantes a possibilidade de explorarem a aplicação da nanotecnologia assimilada em diversos objetos do dia-a-dia e testarem ambientes de interações integradas.

Por outro lado, pretende-se também mostrar como a região Norte do País e o seu tecido empresarial estão já na liderança na utilização da nanotecnologia na criação de novos produtos e soluções com elevado potencial tecnológico e de inovação.

Além dos exemplos já referidos, os transeuntes do aeroporto vão ainda poder interagir com uma plataforma de ambiente interativo e fazer um percurso com materiais interativos, que incorporam luzes e som, além de um módulo de aquecimento que gere a perceção de temperatura através do tato.

O objetivo do CeNTI, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, que concebeu e produziu estes demonstradores, é criar uma relação de familiaridade e partilha de conhecimento, demonstrando ao público diversas utilidades destes projetos.
Além destes demonstradores, estarão também disponíveis explicações detalhadas sobre cada projeto, além de um quiosque interativo, que reúne toda a informação da exposição.

Promovida pelo CeNTI e pelo INL Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia esta iniciativa está integrada no Projeto Nanotech@NortePT, que tem como principais objetivos a afirmação da região Norte de Portugal como polo fulcral na inovação e utilização prática da Nanotecnologia e sensibilizar e apoiar as empresas a investir em produtos inovadores, antecipando o futuro e dando resposta aos novos desafios dos consumidores dentro do panorama do mercado global.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.