Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Candidatura da Medicina Popular à UNESCO nasce em Montalegre
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Candidatura da Medicina Popular à UNESCO nasce em Montalegre

Senhor dos Passos de Real com o brilho e a dignidade de sempre

Candidatura da Medicina Popular à UNESCO nasce em Montalegre

Cávado

2019-09-02 às 11h32

Redacção Redacção

Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes terminou ontem, em Montalegre. Ficou marca-do pelo desafio de candidatar a medicina popular ao inventário nacional do património da UNESCO.

Citação

O 33.º Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, em Montalegre, ficou marcado pelo desafio de avançar com a candidatura da Medicina Popular ao inventário nacional do Património Cultural Imaterial da UNESCO.
O desafio foi lançado por Luís Marques no decorrer da apresentação do livro ‘Património Cultural Imaterial. O Olhar Antropológico’, uma obra considerada indispensável para quem age ou se interessa pelo Património Cultural e, em especial, para quem pretenda compreender melhor a sua própria cultura e o Património Cultural Imaterial Português.

A sessão contou com a participação do vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, David Teixeira, que acolheu bem o desafio: “Ficamos com o desafio de apresentar a sabedoria popular numa candidatura a Património Mundial da UNESCO por sugestão do Luís Marques. Esperamos poder fazer esse reconhecimento nesse caminho”.
David Teixeira enalteceu ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo padre Fontes na área da medicina popular e, por acréscimo, na divulgação de Montalegre e Vilar de Perdizes.

O evento ficou também marcado pela exibição do documentário ‘Padre Fontes’. Como o próprio nome indica, retrata, de uma forma sintética, a vida do padre Fontes.
No documentário podem ver-se algumas filmagens do filme ‘Terra de Abril’ (1977) de Philippe Costantini e Anna Glogowski; filmagens de um outro documentário, intitulado ‘Sapos e Bruxas’, e outras do arquivo pessoal do padre Fontes.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho