Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Caminha com orçamento de 8,5 ME que privilegia a área da Educação
Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Caminha com orçamento de 8,5 ME que privilegia a área da Educação

Montalegre-Limianos em risco devido à neve

Caminha com orçamento de 8,5 ME que privilegia a área da Educação

Alto Minho

2019-10-30 às 07h00

Redacção Redacção

O executivo Municipal de Caminha, liderado por Miguel Alves, já aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2020. Dos 8,5 milhões de euros do orçamento, 5 milhões são para a Educação.

Citação

O executivo de Caminha acabou de aprovar, por maioria, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2020. O investimento previsto supera os 8,5 milhões de euros, com uma fatia da ordem dos cinco milhões a ser absorvida pela área da Educação. A despesa corrente, e sobretudo a rubrica relativa à aquisição de bens e serviços, sofre uma diminuição substancial.

O Plano e Orçamento para 2020 prevê uma despesa global de 22.972.453 euros a que corresponde uma receita global de igual montante. Os documentos previsionais privilegiam manifestamente a área da Educação, com investimentos estruturais há muito reivindicados, repartidos por três grandes obras. Destaque ainda para o novo Mercado Municipal de Caminha, deverá arrancar já no próximo ano e que corresponde a um anseio com quatro décadas.

A Câmara de Caminha prevê uma despesa de capital para o próximo ano de 8.5 milhões de euros sendo que a esmagadora maioria desse valor está relacionado com aquisição de bens de capital, ou seja, investimento puro, com destaque para a área da Educação, em que o Orçamento para 2020 assume a concretização de “três dos investimentos mais importantes do mandato e, certamente, desta década”, refere Miguel Alves na explicação dos documentos. Em causa está, desde logo, a obra da Escola Secundária Sidónio Pais, que tem um orçamento de 3.5 milhões e que prevê despesa, já em 2020, de 2 milhões de euros. A calendarização dos trabalhos aponta para que a obra arranque ainda neste ano de 2019 e que possa decorrer durante todo o ano que vem e grande parte do ano seguinte.

“Esta obra é a resposta à necessidade de qualificar o nosso ensino dotando a escola de mais e melhores meios, servindo alunos, professores, funcionários e famílias e cumprindo com a missão nobre de melhorar o presente para transformar o futuro. Uma obra sempre pedida, sempre prometida e sempre adiada que agora se vai iniciar”, diz ainda o presidente da câmara.

Outro dos investimentos, ainda na componente Educação, é a construção da Escola Básica de Vila Praia de Âncora, “dando cumprimento a um velho anseio da população que assim terá um equipamento específico para as crianças do 1.º Ciclo do ensino básico”, refere o autarca.

Espera-se que a obra se possa iniciar no início do próximo ano lectivo. A 3.ª intervenção corresponde à sede da Academia de Música Fernandes Fão, que será construída ao mesmo tempo que a Escola Básica, com total autonomia de funções e de espaços, partilhando auditório e zona envolvente. São três grandes obras que ascendem a um investimento superior a 5 milhões de euros.

Na Cultura, ainda em matéria de investimento, destaque para a construção da sede do Etnográfico de Vila Praia de Âncora, na antiga cantina da escola de Vilarinho; a qualificação do Forte da Lagarteira e a valorização de património imaterial com o projecto dos caminhos dos romeiros de São João d’Arga.

Em relação à Cidadania, destaque para os programas de esterilização de animais, a concretização dos projectos de participa- ção em curso e a conclusão das obras do Espaço Cidadão em Vila Praia de Âncora.
Na Sustentabilidade e Preservação Ambiental, para além do trabalho realizado com as escolas, do investimento em eficiência energética em edifícios e na iluminação pública, da valorização do transporte público e da candidatura que se está a preparar para que a Serra d’Arga seja considerada como Área Protegida com Interesse Regional, nota-se o forte investimento do Município em sistemas de drenagem e condução de águas residuais e em sistemas de captação e distribuição de água.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho