Correio do Minho

Braga, terça-feira

Câmara de Viana do Castelo plantou 500 árvores autóctones na Serra da Padela
Guimarães: seniores de Guisande e Oliveira visitam Amendoeiras em Flor

Câmara de Viana do Castelo plantou 500 árvores autóctones na Serra da Padela

Mudança de horário deixa mais tempo para a brincadeira

Alto Minho

2019-02-11 às 11h34

Redacção

Estratégia para conservação da natureza da Câmara Municipal de Viana do Castelo continuou com a participação de 70 voluntários. Desde Novembro de 2018 já foram plantadas mais de 5000 árvores.

No âmbito da Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu a plantação de 500 árvores de espécies autóctones na zona do Chão da Rita, na Serra da Padela, em Carvoeiro. Esta plantação contou com a participação de cerca de 70 voluntários, que incluíam membros da Associação Padela Natural, Baldios de Carvoeiro e Barroselas e a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Barroselas.
Nesta acção, tal como nas outras quatro realizadas desde Novembro de 2018 e que permitiram a plantação de mais de 5000 árvores em 10 hectares, as espécies plantadas foram nativas portuguesas, como o pinheiro bravo, bétulas, aceres e carvalhos.

As espécies autóctones foram fornecidas pela Quercus, no âmbito da candidatura Geoparque Litoral de Viana do Castelo - 2.ª fase, ao Programa Operacional Regional Norte 2020, estabelecida em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima e a Junta de Freguesia de Vila de Punhe.
Vários dos carvalhos plantados foram germinados pelos alunos do Centro Escolar de Barroselas no âmbito do programa curricular de ciências naturais.
A Serra da Padela é anualmente alvo de desenvolvimento de um conjunto de iniciativas de carácter ambiental, como acções de reflorestação, e de carácter desportivo, promovidas pela Associação Padela Natural.
Já o Conselho Directivo do Baldio de Barroselas e o Conselho Directivo do Baldio de Carvoeiro exercem funções de silvicultura preventiva através da limpeza de caminhos, de pavimentos e manutenção de pontos de água.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.