Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Câmara de Braga refloresta Picoto com árvores autóctones
Presidente da Câmara Municipal de Viana recebeu 12 novos bombeiros municipais

Câmara de Braga refloresta Picoto com árvores autóctones

Partidos reclamam segurança nas imediações da UMinho

Braga

2018-08-30 às 14h39

Redacção

Já decorre o concurso público para reflorestar o Monte Picoto, que prevê a limpeza, preparação do terreno e plantação de mais de duas mil árvores autóctones naquela área que será transformada num parque urbano.

A Câmara de Braga lançou ontem um concurso público para reflorestar o Monte Picoto, que prevê a limpeza, preparação do terreno e plantação de mais de duas mil árvores autóctones naquela área que será transformada num parque urbano.
De acordo com o concurso publicado ontem em Diário da República, o valor base do procedimento é de 234.570 euros e a execução da empreitada terá a duração de dois meses.
Em declarações à Lusa, o vereador do Ambiente da Câmara de Braga, Altino Bessa, disse que este concurso público se insere no projecto de transformar o Monte Picoto num parque urbano, “com cerca de 24 hectares”.

A autarquia pretende “retratar dentro daquele parque a floresta tradicional e típica”, plantando “mais de duas mil árvores autóctones”, como carvalhos e sobreiros, entre outras espécies, “já com um diâmetro médio de 12 centímetros e entre três a quatro metros de altura”, explicou o autarca.
O concurso inclui ainda “o combate às invasoras”, designadamente acácias e mimosas, disse.
Segundo o vereador, o projeto de arborização do Monte Picoto que o tornará num parque urbano obteve financiamento do Fundo Ambiental para a adaptação do território às alterações climáticas, no valor de cerca de 165 mil euros.
Tratando-se de um parque urbano, “perto da cidade, o arvoredo permitirá o arrefecimento e criará sombra”, concluiu.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.