Correio do Minho

Braga, sábado

Câmara de Barcelos quer novo hospital no Orçamento de Estado de 2019
Desfrute de iguarias distintas e um ambiente intimista ao seu ‘Bel-Prazer’

Câmara de Barcelos quer novo hospital no Orçamento de Estado de 2019

Estatísticas confirmam ímpeto empreendedor de Famalicão

Cávado

2018-09-01 às 06h00

Miguel Viana

Estrutura foi considerada fundamental para o desenvolvimento do concelho pelo presidente da Câmara de Barcelos. Município assinalou ontem os 90 anos da elevação a cidade.

A Câmara Municipal de Barcelos quer que o Orçamento de Estado para 2019 inclua uma verba “que permita avançar com a construção” do novo hospital.

O desejo foi transmitido por Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, à margem das comemorações dos 90 anos da elevação à categoria de cidade.
“Tudo farei para que isso venha a acontecer, porque é uma necessidade que está referência. Penso que estão criadas as condições para que isso aconteça. É preciso é que a Administração Central corresponda à expectativa que nos criou, no sentido de trabalharmos para que isto seja uma realidade, disse Miguel Costa Gomes.

O edil barcelense manifestou o desejo de que as obras avancem ainda no decorrer do actual mandato (até 2021) e revelou que já estão a decorrer negociações com o Governo. “Já há uma mensagem clara quer do senhor ministro (da Saúde), quer do senhor secretário de Estado. Eu próprio já falei com o senhor primeiro- ministro. Estamos no bom caminho”, considerou Miguel Costa Gomes.
O edil barcelense prometeu ainda que “no dia em que for garantido, por parte da Administração Central, a disponibilidade orçamental ou financeira para a obra, a câmara cumprirá aquilo que são as suas obrigações no âmbito do protocolo (assinado com o Governo)”, nomeadamente a disponibilização de um terreno para o novo hospital.

O orçamento é de dois milhões de euros, sendo que os terrenos já estão avaliados. “Há uma segunda avaliação promovida pelos proprietários. Mal regressem os proprietários do período de férias, vamos conversar sobre os valores que podemos negociar”, explicou Miguel Costa Gomes, assegurando que os privados também “compreendem o interesse público” da construção do novo hospital.
Sobre as comemorações dos 90 anos da elevação de Barcelos a cidade, o autarca frisou a importância de “homenagear aqueles que conseguiram este feito e corresponder àquilo que é a cidadania, o desenvolvimento económico, da política no concelho, correspondendo àquilo que nós podemos fazer por Barcelos. Devemos continuar esta história”.

O ponto alto das comemorações foi a homenagem a 60 missionários barcelenses e a inauguração da exposição Documental e Iconográfica sobre a vida e obra de D. António Barroso, patente ao público no salão nobre da Câmara Municipal de Barcelos.

“É um ilustre barcelense. Temos que dar especial atenção ao que foi a vida e obra de D. António Barroso. Foi um missionário que dedicou toda a sua vida aos outros. O município entendeu que este ano se comemorava o centenário da sua morte, ao mesmo tempo do dia em que Barcelos foi elevada cidade, e decidimos fazer esta homenagem ao ilustre barcelense”, disse Miguel Costa Gomes.

Sobre a homenagem aos missionários, Miguel Costa Gomes explicou que se enquadra “no espírito daquilo que é a missão de um missionário. É uma justa homenagem para quem segui- do os passos de D. António Barroso.
As comemorações dos 90 anos da elevação de Barcelos a cidade tiveram início de manhã, com o hastear da bandeira e uma Missa Solene na Igreja Matriz. Seguiu-se o descerramento de uma placa e a deposição de uma coroa de flores no monumento a D. António Barroso. A noite foi preenchida com as conferências sobre ‘D. António Barroso e a Sua Terra Natal’ e ‘D. António Barroso: Bispo do Porto e Venerável da Igreja Católica’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.