Correio do Minho

Braga, sábado

Câmara canaliza 66 mil euros para apoio a famílias cabeceirenses
Escola EB 1 de Gualtar está renovada e vai ficar ainda melhor

Câmara canaliza 66 mil euros para apoio a famílias cabeceirenses

Município de Barcelos está ainda a analisar descentralização de competências em 2019

Vale do Ave

2018-08-30 às 20h33

Redacção

Em reunião da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto foi aprovado um pacote de apoios vários às famílias cabeceirenses. Total das ajudas ascende aos 63.310 euros.

Para além da aprovação, por unanimidade, de duas tomadas de posição sobre as portagens da A7 e sobre a Unidade de Internamento Pública de Cabeceiras de Basto, o Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto, sob a presidência de Francisco Alves, aprovou por unanimidade na sua última reunião, a atribuição de 46 auxílios económicos a alunos do ensino secundário.
“Trata-se de um investimento na ordem dos 33.810 euros para apoiar os alunos de famílias com menores recursos económicos, contribuindo, assim, para atenuar as desigualdades sociais e económicas entre as populações do concelho e consequentemente, para melhorar as condições de vida da população residente, contribuindo igualmente para a formação e valorização do potencial humano de Cabeceiras de Basto”, refere a autarquia em comunicado.
A Câmara cabeceirense aprovou ainda, por unanimidade, dez apoios à Iniciativa Empresarial e Económica nas Áreas Agrícola, Pecuário ou Floresta. Este apoio, no montante global de 10.000 euros, tem como objectivo potenciar o desenvolvimento económico e social e contribuir para a criação de emprego e para a fixação da população.

Foram ainda atribuídos mais cinco apoios de incentivo à natalidade no montante de 2.500 euros. Com este incentivo, a Câmara Municipal pretende pro- mover estímulos específicos que conduzam, por um lado, ao aumento da natalidade e, por outro, à melhoria das condições de vida das famílias residentes no Município.
Foi igualmente aprovado, por unanimidade, o protocolo a celebrar com o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto para o fornecimento de refeições escolares aos alunos do 1.º ciclo e Jardim-de-Infância do Arco de Baúlhe para o ano lectivo 2018/ /2019 que prevê um custo aproximado de 20 mil euros.

Trata-se de um conjunto de apoios às famílias cabeceirenses que ascendem a 66.310 euros, medidas que se revestem de grande alcance e importância social e que representam ganhos efectivos para os cabeceirenses.
“Este conjunto de apoios representa, ainda, um esforço significativo do orçamento municipal em prol das famílias desta terra de Basto”, refere o texto emitido pela autarquia.
Ainda no âmbito do apoio escolar, foi aprovada por unanimidade a adjudicação da prestação de serviços de transporte escolar em carreiras públicas para o ano lectivo de 2018/2019 no montante de cerca de 310 mil euros.

No decurso desta última reunião do Executivo Municipal foi também aprovado, por unanimidade, o projecto de ‘Conservação, restauro e beneficiação da Casa da Cultura’ a apresentar no âmbito dos Contratos-Programa com a Administração Central, ao abrigo do Programa BEM – Beneficiação de Equipamentos Municipais, com o objectivo de requalificar a Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto.
Foi ainda aprovado, também por unanimidade, apoio financeiro no montante de global de 14.250 euros a atribuir à Fundação António Joaquim Gomes da Cunha para o transporte dos utentes do Centro de Actividades Ocupacionais e para o desenvolvimento de actividades de âmbito social, cultural e desportivo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.