Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Cabeceiras de Basto recebe Orquestra XXI em magnífico concerto
Synergia recebe apoio camarário para Centro de Educação Ambiental

Cabeceiras de Basto recebe Orquestra XXI em magnífico concerto

Trio de provas eleva Vizela a capital do atletismo

Vale do Ave

2018-09-05 às 15h00

Redacção

Mosteiro de S. Miguel de Refojos é palco para o concerto na sexta-feira, dia 7

Cabeceiras de Basto integra a digressão da Orquestra XXI em Portugal. A passagem pelo nosso concelho insere-se na celebração do 5.º aniversário da Orquestra XXI, um projeto que reúne dezenas de jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro e que tem o duplo objetivo de manter uma forte ligação entre estes jovens e o seu país de origem e, ainda, de levar momentos musicais de excelência a públicos diversificados.

A Orquestra que inicia amanhã, 6 de setembro, a sua digressão na Casa da Música do Porto, atuará no Mosteiro de S. Miguel de Refojos no dia 7 de setembro, seguindo depois para Ílhavo, onde atua no dia 8, terminando no dia 9 no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O concerto de Cabeceiras de Basto apresentará a Sinfonia Concertante de Mozart, cuja partitura tem uma história misteriosa que, entretanto, acabou por desaparecer, mas reconstruída por Robert Levin depois de anos de investigação. A flautista Cabeceirense Adriana Ferreira, o oboísta Samuel Bastos, o trompista Ricardo Silva e o fagotista Virgílio Oliveira formam o quarteto de solistas que irá interpretar esta obra no Mosteiro de S. Miguel de Refojos. Antes disso, as cordas da Orquestra XXI apresentam uma obra emblemática de Ligeti, terminando o concerto com a genial 7ª Sinfonia de Beethoven.

De salientar que a solista Adriana Ferreira, natural de Cabeceiras de Basto, integra atualmente a Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília em Roma, Itália, tendo já passado pela Orquestra Nacional de França e pela Orquestra Filarmónica de Roterdão, motivo de grande orgulho para todos os Cabeceirenses que poderão desfrutar na próxima sexta-feira de um sublime concerto da Orquestra XXI que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Cabeceiras de Basto recebe, assim, no seu Mosteiro um extraordinário espetáculo dirigido pelo jovem maestro Dinis Sousa que, curiosamente, viveu já, em criança, em Cabeceiras de Basto.

O concerto tem entrada livre e proporcionará aos Cabeceirenses e a todos os que nos visitarem uma noite cultural única que coloca Cabeceiras de Basto na rota dos maiores eventos culturais do país.

O espetáculo é oferecido a todos pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.