Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Braga volta a ‘mergulhar’ no Barroco
Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Braga volta a ‘mergulhar’ no Barroco

Cónegos madrugadores levam a vitória

Braga volta a ‘mergulhar’ no Barroco

Braga

2019-09-20 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Braga Barroca regressa de 25 a 29 de Setembro e convida os bracarenses a visitar o património cultural da cidade e recuar à época barroca. Música, teatro, dança, visitas guiadas são apenas algumas das iniciativas que integram um programa eclético.

Citação

Música, teatro, dança, exposições e encenações, conferências e visitas guiadas. É o regresso da Braga Barroca que de 25 a 29 de Setembro convida os bracarenses a revisitar o património cultural da capital do Barroco, através de um roteiro que aproxima o público aos maiores ícones representativos deste estilo.
A edição deste ano coloca a sua ênfase na vida e legado do escultor bracarense Marceliano de Araújo, um dos mais importantes artificies do barroco bracarense, por altura da comemoração dos 250 anos da sua morte.
Integrada nas Jornadas Europeias do Património, a edição deste ano conta, de acordo com a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, com um programa ecletico, mostrando o melhor do património local. E é com um conjunto alargado de entidades - vinte no total, dez das quais de Braga - que será dinamizado uma panóplia de iniciativas que decorrerão em vários palcos da cidade, com destaque para o Mosteiro de Tibães, o Museu dos Biscainhos e o Palácio do Raio, ícones do estilo Barroco em Braga.
“Teremos 17 visitas guiadas, dez espectáculos de bailado. Teremos também a habitual encenação da entrada de D.?José de Bragança pelo Largo da Porta Nova, também ele um exemplar barroco. A nível musical procuramos que todas as áreas fossem contempladas”, explicou a vereadora, destacando ainda do vasto programa a encenação do ‘Sermão da Primeira Dominga da Quaresma, pregado na Capela Real no ano de 1655’, que terá lugar no dia 26, pelas 21.30 horas, na Igreja da Penha de França e o Largo dos Construtores de Altares, que decorre durante todo o evento, na Praça Municipal, e que permitirá mostrar esta arte muito característica de uma cidade ligada e enraizada no culto cristão.
Lídia Dias, frisou, na sessão de apresentação do evento, que a Braga Barroca incluirá também o público escolar com um conjunto de oficinas dedicadas aos mais novos.
O Palácio do Raio e o Museu dos Biscainhos são dois dos espaços que se associam ao certame, acolhendo um conjunto de actividades distintas.
Em representação do Palácio do?Raio, Bernardo Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, referiu que embora sendo já um, “evento consolidado’, a Braga Barroca tem crescido de ano para ano, chegando hoje a um conjunto alargado de pessoas com um programa que “traz a cultura e a vivência do barroco nas suas múltiplas dimensões”.
O provedor destacou a exposição que o Palácio do Raio irá receber durante o certame, dedicado à vida e legado Marceliano de Araújo. “Esta mostra conta com a colaboração da Misericórdia de Braga, do Arquivo distrital, da Biblioteca Pública, da Igreja do Carmo e do Pópulo e do Colégio D. Pedro V”, diz Bernardo Reis, dando ainda conta do concerto de Música Barroca que o Grupo de Música Antiga Camerata Galante irá interpretar neste mesmo espaço, no dia 20, pelas 18 horas.
Isabel Silva, directora do Museu dos Biscainhos enalteceu, por sua vez, o aumento do número de parceiros envolvidos nesta organização. “Cada vez somos mais. Não temos só instituições públicas, temos cada vez mais privadas a quererem associar-se a estes momentos identitários, de verdadeiro encontro e de sinergias na cidade”, disse a dirigente, frisando que desta forma “conseguimos ir mais longe e fazer cada vez melhor”.
O presidente da Câmara Municipal de Braga referiu que esta é uma “boa forma de evocar um passado que está muito presente no nosso dia-a-dia”.
“Não estamos apenas a recriar uma história ficcionada, que não tem qualquer adesão à nossa realidade presente. Felizmente o Barroco está hoje ao dispor de todos os bracarenses e de quem nos visita para fruir dele, para o visitar, para o conhecer”, prosseguiu Ricardo Rio, apontando que prova disso é o facto do Museu dos Biscainhos ter vindo a registar um aumento de visitantes de ano para ano ou do “extraordinário sucesso” do Palácio do Raio que tem superado “todas as expectativas”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho