Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Braga na linha da frente na concretização dos objectivos de desenvolvimento sustentável
Mau tempo exige medidas de auto-protecção

Braga na linha da frente na concretização dos objectivos de desenvolvimento sustentável

Famalicão: Ideias empreendedoras do ensino profissional que podem gerar negócios

Braga na linha da frente na concretização dos objectivos de desenvolvimento sustentável

Braga

2019-10-17 às 20h00

Redacção Redacção

Câmara apresentou Índice de Sustentabilidade Municipal

O Município de Braga apresentou esta Quinta-feira, 17 de Outubro, o Índice de Sustentabilidade Municipal, uma ferramenta que reflecte o nível de concretização da sustentabilidade da Autarquia face aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
No estudo, realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP-Local) da Universidade Católica, a Autarquia Bracarense surge na linha da frente na concretização dos ODS em Portugal, ao apresentar uma taxa de execução de 69,1 por cento.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, congratulou-se com os resultados alcançados, salientando o facto deste indicador da sustentabilidade municipal permitir perceber se a actuação municipal está no caminho certo e quais as áreas a melhorar. “A partir destes resultados, vamos trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros no sentido de ajustarmos a nossa actuação”, referiu Ricardo Rio.
O estudo hoje apresentado conclui que o Município de Braga concretizou, globalmente, 69,1% dos ODS.  Este número encontra-se acima da concretização em Portugal (62,6%), a Norte (61,9%), na região do Cávado (65,5%) e acima dos concelhos de Alta Densidade (63,1%).
Estes resultados comprovam que o Município de Braga “está na linha da frente na concretização dos ODS em Portugal aproximando-se muito das metas das Nações Unidas”, destacou o Autarca. Com estes resultados, Braga posiciona-se estrategicamente como um agente activo na construção de políticas sustentáveis e alinha a sua estratégia aos 17 objectivos do desenvolvimento Sustentável constituídos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. “Braga está a desenvolver medidas compatíveis com o bem-estar da população, de forma a construir uma Cidade sustentável e que seja simultaneamente um bom local para viver e visitar”, sustentou o Autarca Bracarense.
Da responsabilidade do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião CESOP-Local, da Universidade Católica, o Índice de Sustentabilidade Municipal decorre em parceria com 22 municípios, medindo a concretização, a nível local, dos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável Municipal.
O Índice de Sustentabilidade CESOP-Local procura reflectir o nível de concretização da sustentabilidade de cada município do país. É composto por indicadores e objectivos que traduzem os 17 objectivos e as 169 metas constantes da Agenda 2030.
O relatório do índice de Sustentabilidade Municipal de Braga em 2019 está disponível para consulta no portal do Município em http://bit.ly/2OWlfnm

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.